Sinal analógico da RBS TV é desligado nas regiões de Erechim e Santa Rosa

Mudança ocorrerá em 3 de julho, quando cidades passarão a ter exclusivamente o sinal digital

Desligamento ocorre em julho - Reprodução

Os telespectadores das regiões de Erechim e Santa Rosa que assistem à RBS TV em televisão aberta precisam se preparar. Em 3 de julho, o sinal analógico da emissora será desligado em Gramado dos Loureiros, Horizontina, Inhacorá, Nonoai e São Paulo das Missões. A partir de então, os municípios receberão exclusivamente o sinal digital, que possui melhor qualidade de som e imagem. 

Essas cidades já recebem esse tipo de transmissão. Para ter acesso ao recurso, a antena UHF precisa ser instalada em um ponto alto da residência, de preferência, em cima do telhado, e estar apontada para a torre de transmissão da emissora. Caso seja possível, manter o aparelho livre de obstáculos, a fim de evitar perdas no sinal recebido. Para uma melhor instalação, recomenda-se procurar um especialista.

Os espectadores que possuem televisão de tubo ou de algum modelo anterior a 2012 necessitarão adquirir um conversor digital e uma antena de UHF, pois esses aparelhos só recebem o sinal analógico. Quando o mostrador do canal indica um 'ponto' no número, como 12.1, por exemplo, é porque o equipamento já recebe sinal digital. Quem tem TV por assinatura não precisa fazer a mudança.  

Como sintonizar o sinal digital da RBS TV

Nos modelos sem conversor integrado, o telespectador deve selecionar a entrada de sinal na qual o conversor está conectado, que pode ser AV, HDMI ou de Antena/RF - neste caso, selecione o 'canal 3', ou '4'. Após o sinal do conversor aparecer na televisão, basta acessar o menu dele e selecionar a opção 'buscar canais'.

Nos aparelhos com conversor integrado, basta acessar o menu da televisão de busca automática dos canais digitais disponíveis. Dúvidas sobre a alteração podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 051 6336, e-mail [email protected] ou por meio do site da RBS TV Digital.

Comentários