Brunna Colossi: Rica do que o dinheiro não pode comprar

Para a jornalista, apresentadora de televisão e influenciadora digital, não há cargo ou reconhecimento no mundo capazes de levá-la para longe da família

Crédito: Arquivo Pessoal

A vida é feita de escolhas, já dizia o ditado. Brunna Colossi está em paz e satisfeita com a sua. Jornalista reconhecida nacionalmente, apresentadora de televisão com duas grandes emissoras no currículo - RBS TV e SBT -, e influenciadora digital com mais de 260 mil seguidores no Instagram, ela não se deixa deslumbrar pela fama ou pelo dinheiro que pode acompanhá-la. É grata pelas oportunidades e conquistas alcançadas por meio do trabalho, mas tem sua maior riqueza no imaterial: a família.

Filha do bancário aposentado e atual vice-prefeito de Alecrim, Leonel Colossi, e da empresária Marcia Colossi. Irmã do meio da psicóloga Rochelle e do policial federal João. Tia e dinda da Bella. Esposa do Fábio. Esses são seus títulos prediletos. Moradora de Porto Alegre há 10 anos, faz questão de 'bater o ponto' mensalmente em Alecrim, cidade onde foi criada, no noroeste do Rio Grande do Sul. São mais de 500km de distância, uma viagem de pelo menos 7h na estrada, mas não há compromisso mais importante em sua agenda.

Ela saiu de casa aos 17 anos. Foi se aventurar como aluna da primeira turma do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em São Borja. Recém formada, com zero experiência e 100% de vontade, em suas próprias palavras, bateu à porta da RBS TV em Santa Rosa, município onde nasceu - e que fica a 30 minutos de Alecrim. Foi contratada como freelancer e, poucos meses depois, aceitou o desafio de integrar a equipe da emissora em Santo Ângelo. Passou, ainda, por Caxias do Sul, antes de chegar a Porto Alegre. 

Mesmo tanto tempo depois, o sentimento permanece igual: "Viver longe da minha família ainda é o maior desafio da minha carreira. Sou muito apegada e eles têm raízes muito fortes lá em Alecrim", enfatiza, contando: "Por isso decidi colocar como prioridade no meu calendário estar com eles pelo menos uma vez por mês. Até meu corpo dá sinais de que preciso ficar com eles". 

Um sonho e um talento de infância

De riso fácil e carismática, Brunna vive seu próprio conto de fadas. Desde muito pequena, a brincadeira preferida sempre foi fingir que apresentava programas de televisão. No Jornalismo, encontrou a porta de entrada para realizar este sonho. Nunca existiu uma segunda opção. 

O caminho, no entanto, foi mais desafiador do que ela imaginava. Uma de suas primeiras reportagens no telejornalismo foi a cobertura da Tragédia da Linha Salto, em 2011, que vitimou 29 gaúchos em um acidente de trânsito. Essa proximidade com a morte, ter que entrevistar as famílias, sentir de perto uma dor irreparável, colocou-a em dúvida. "Eu chegava em casa e chorava, e minha irmã perguntava se era isso mesmo que eu queria fazer da vida", relembra. 

Pouco tempo depois, estava na tela com as informações sobre o Caso Bernardo. A tarefa lhe deu projeção estadual e nacional, mas não isentou a dificuldade de ter que noticiar um fato tão triste. Produtora, editora, repórter, apresentadora: Brunna fez um pouco de tudo. O jogo começou a virar em uma oportunidade de fazer uma caravana pelo Rio Grande do Sul com o Jornal do Almoço. Sentiu, no contato intenso com o público, que era de falar de coisas boas que ela mais gostava. "Me reenergizou e me fez ter certeza que eu queria trabalhar com notícias positivas", afirma.

Na previsão do tempo, conquistou o público com seu marcante 'oi, gente', mas há cinco anos, entendeu que precisava de mais liberdade para viver a sua verdadeira essência. "Nos meus sonhos de criança, todos os programas que eu apresentava eram de entretenimento. Eu sonhava em ser a Eliana, a Xuxa, e agora me sinto completamente realizada sabendo que faço o que eu amo."

Nas redes sociais, ela compartilha bastante sobre seu dia a dia, viagens, encontros com os amigos e a família, mas existe um talento ainda não muito explorado, pelo menos não publicamente. Brunna adora cantar, mas confessa que tem vergonha. Em casa, com os seus, a história é outra, e juntar a galera pra fazer uma cantoria é uma de suas atividades favoritas. 

Presença feminina

Desde dezembro de 2024, o SBT Rio Grande tem uma nova âncora. Ao lado do comunicador Marcelo Chemale, colega muito admirado por Brunna, voltou ao jornalismo diário, de segunda a sexta-feira, com uma visibilidade de duas horas por dia na televisão gaúcha. A confiança e a valorização recebidas motivam a dedicação da profissional. "É um novo desafio, o de juntar a Brunna de nove anos de Jornalismo e a Brunna de cinco no Entretenimento para entregar um produto inédito. Ainda mais marcando a presença feminina como única mulher apresentando", menciona. "É muito bom poder levar aos telespectadores um pouco do factual, mas de forma leve, com alegria e diversão, que é a marca registrada do SBT."

Serviços, curiosidades, tendências, bons acontecimentos e a previsão do tempo integram o 'cardápio' de notícias comandado por Brunna no telejornal. Da tela da tv para a do celular, ela ainda mantém o público atualizado nas redes sociais, compartilhando bastidores e parte da rotina. Os comentários - muitos elogios - reforçam a decisão. 

Fortalecer o trabalho como influenciadora que, aliás, começou despretensiosamente por gosto da jornalista, é um dos focos de Brunna para o futuro. Ser mestre de cerimônia em eventos também é uma das habilidades que pretende experienciar mais. Unindo o útil ao agradável, transformou, junto do marido, as viagens do casal em um canal do YouTube, o 'Voando as tranças'. Conhecer novos lugares e culturas é algo que fazem muito, e compartilhar dicas e curiosidades tornou os passeios ainda mais divertidos. Na lista de sonhos está a Itália, que precisou ser adiada por conta das enchentes. "Estamos replanejando, mas, enquanto isso, seguimos fazendo viagens para destinos mais próximos, é o que mais gostamos de fazer, estar na estrada juntos", destaca.

Exemplos e inspirações

Em novembro do ano passado, Brunna sentiu aquele frio na barriga, como se voltasse aos tempos de faculdade, por poder estar lado a lado com suas inspirações. Pela primeira vez, ela participou da apresentação da abertura da edição 2024 do Teleton, projeto do SBT que arrecada doações para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). 

A sensação, segundo ela, foi indescritível. "Foi um momento que esperei por muito tempo. Pude compartilhar o espaço com Adriane Galisteu, Celso Portiolli e Fátima Bernardes, pessoas que me inspiraram na carreira", revelou. Realmente voltando ao início, ela cita ainda o respeito pela jornalista Lisiane Sacks, que foi sua primeira chefe, na RBS TV Santa Rosa. A confiança que recebeu da gestora marcou positivamente a trilha da, então, recém formada. 

Mas não é preciso distanciar tanto para falar em exemplos e inspirações. Os pais, sem dúvidas, estão no topo da lista. O marido, o jornalista Fábio Almeida - que conheceu nos tempos de RBS - arrebatou o coração da amada incialmente como profissional. O primeiro contato foi durante a cobertura do Caso Bernardo e, a partir daquele momento, a amizade foi surgindo. "Ele me ajudava bastante com contatos", conta. Com o passar dos anos, a admiração cresceu e rompeu as fronteiras do trabalho, e lá se vão sete anos de relacionamento e cinco de casados. "O Fábio é muito inteligente, compreensivo, generoso", elogia. E de enxergar pessoas como exemplos, Brunna também tem outro sonho: o de ser exemplo para seu futuro filho ou filha. "Quero muito ser mãe", declara. 

Compromisso 

A exposição constante tem seus bônus e ônus. E ela sabe bem disso. Apesar de ter ingressado no mercado de marketing de influência por gostar dessa troca com o público, estabelece com clareza os limites. "Tento mostrar sempre uma vida normal, a rotina do dia a dia, de que não dou conta de tudo", explica, concluindo: "Também só divulgo e trabalho com marcas que realmente uso e acredito". 

A pressão quando se trata da imagem também acontece, mas admite que se trata muito mais de algo interno dela do que relacionado à opinião dos outros. "Às vezes, acabo me comparando e me frustro." Incentivada também pelo próprio Instagram, que começou a excluir filtros criados por usuários, passou a 'encarar' mais a câmera com naturalidade. As sardas no rosto, que por muito tempo foram motivo de incômodo, hoje são mostradas sem problemas, principalmente quando está na praia e a maquiagem não é item essencial. 

O cuidado com a saúde mental é um dos objetivos que corre atrás. Determinada, positiva, esforçada, com propósito e valores bem definidos, quer melhorar no quesito 'ter mais compromisso consigo mesma' e deixar um pouco de lado a impaciência. "Tenho buscado incorporar cada vez mais o mantra 'confio, entrego, aceito e agradeço'." 

Um baú de histórias

Ela cantou, dançou, se fantasiou, experimentou diversas gastronomias, praticou esportes radicais, dirigiu o carro da Penélope Charmosa, vendeu açaí na praia, fez amizade com as mais diversas espécies de animais, vestiu centenas de looks estilosos. Se divertiu pra caramba. Tudo isso, trabalhando. "O Masbah! foi a realização de um sonho. Apresentar o programa me permitiu viver muitas experiências únicas. Tenho muito orgulho da minha entrega", assegura.

A vida é pra ser vivida. E Brunna ainda tem muito a desbravá-la. Seja enquanto pessoa ou profissional, ela acredita que influenciar tem a ver com dar exemplo e deixar um legado. E ela está vivendo intensamente para deixar um positivo.

Comments