Câmara Municipal de Porto Alegre celebra 246 anos

Instituição passou a funcionar na cidade em 6 de setembro de 1773

Palácio Aloísio Filho - Crédito: Ederson Nunes/CMPA

Nesta sexta-feira, 6, a Câmara Municipal de Porto Alegre completa 246 anos de atividades. A instituição passou a funcionar na cidade em 6 de setembro de 1773, após a transferência da capital da então Capitania de São Pedro do Sul de Viamão para a Freguesia de Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre. Ao longo deste tempo, o Legislativo teve muitas sedes, até chegar ao Palácio Aloísio Filho, localizado na Avenida Loureiro da Silva, no Centro Histórico do município.

Participaram da primeira sessão da Câmara em Porto Alegre os vereadores Domingos Moreira (presidente), Domingos Gomes Ribeiro, José Alves Velludo, Manoel Velloso Tavares e Ventura Pereira Maciel, eleitos para um mandato de três anos. À época, os parlamentares conciliavam as atividades legislativas com tarefas atribuídas, hoje, aos prefeitos. No começo do século XIX, a Casa acompanhou a demarcação dos limites territoriais de Porto Alegre, elevada à categoria de Vila em 1808.

A primeira sede própria foi na Praça da Matriz, conquistada em 1870, quase um século depois de instalada. O prédio era vizinho e muito parecido ao Theatro São Pedro. Quando a Casa da Câmara passou a ser o Tribunal de Justiça, os vereadores voltaram a atuar em um solar alugado no Largo dos Ferreiros, atual Praça Montevidéu, onde foi instalado o gabinete do primeiro intendente (prefeito). Depois, a instituição funcionou no Paço dos Açorianos (Prefeitura), no Edifício José Montaury (Prefeitura Nova) e no Centro Municipal de Cultura, até chegar à atual sede, em 1º de maio de 1986. A antiga Casa foi destruída em um incêndio em 1949. O Legislativo, atualmente, reúne 36 vereadores de 16 bancadas.

Comentários