Rio Grande do Sul ganha mapa da rede educacional

Observatório da Educação Pública será lançado na terça-feira, 16

Documento visa à melhoria da educação gaúcha - Divulgação

O Rio Grande do Sul ganhará, nesta terça-feira, 16, um mapa da rede educacional. Criado pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Sofia Cavedon (PT), o Observatório da Educação Pública traça um retrato de uma década, em números e gráficos, da estrutura, dos salários, dos investimentos, dos resultados e dos programas da educação. O evento de lançamento será às 9h, no Salão Júlio de Castilhos, primeiro andar da ALRS.

Sofia explica que a proposta do documento é mostrar uma radiografia da educação ao longo do tempo para os indicadores e cruzando os dados de maneira a compreender esse fenômeno social. "Um dado só será compreendido e traduzido conforme o lugar de onde vem e as relações que estabelece", declara.

Ela também deputada ressalta que os dados darão base para trabalhar as metas da educação para o Estado no segundo semestre deste ano, quando será instalado o Fórum Estadual de Monitoramento do PNE (Plano Nacional de Educação). Segundo ela, daqui um ano, será publicado outro Observatório a partir destes movimentos, das críticas e sugestões.

A partir do diagnóstico, o objetivo é estabelecer parâmetros mais socializados entre deputados, deputadas, formadores de opinião, produtores de conhecimento sistematizado nas academias, comunidades escolares e órgãos de imprensa. Para ela, isso possibilitará reflexões, críticas e proposições a partir de dados comuns.

A Comissão, conforme a deputada, tem olhares multipartidários, multiprofissional e de diferentes interesses e inserções sociais. "Precisamos dar conta de ouvir os autores e as autoras envolvidas nessas áreas, aproximar ideias, acolher demandas, produzir e fiscalizar políticas públicas para tomar posição, quando do voto", afirma. O Observatório foi elaborado com dados da Secretaria da Fazenda do Estado, da Secretaria da Educação, da Secretaria de Planejamento e Gestão, do MEC, do Inep, do Ministério Público, do Tribunal de Contas e de outras instituições.

Comentários