Agência Escala: Experiente e de alma jovem

Com 50 anos de atuação, empresa tem na figura do réptil camaleão seu mascote, um símbolo de superação e renovação

Na natureza, algumas características dos animais são referentes à sobrevivência no habitat natural. Se colocarmos essa relação no universo dos seres humanos, não é diferente. Empresas de Comunicação, sobretudo as mais antigas, têm a capacidade de se adaptar à evolução social, por conta da experiência. Esse é o caso da Escala, agência que, em 2023, completou 50 anos de existência e trouxe, na figura do réptil camaleão, seu mascote, um símbolo de superação e renovação. 

Um animal que já está no mundo há muito tempo, no entanto, em constante mudança. Ele se distingue de outros lagartos, uma vez que possui a habilidade de trocar de cor, além de possuir uma visão de 360 graus. Quem conhece a Escala observa as exatas características, mas traduzidas em inovação e versatilidade. Afinal, trata-se de uma marca experiente, mas com a alma de jovem. "Fazer 50 anos é fruto da capacidade de se reinventar, de errar e, porque não, começar tudo de novo. Esse é o nosso dia a dia, retrato do camaleão", avalia o diretor de Novos Negócios, Gustavo Favero.

Neste sentido, no que se refere à constante mudança, o pensamento interno é o olhar para o futuro, mas jamais deixar de lado os ensinamentos vividos no passado. Para uma empresa com muitos anos no mercado, é inevitável não contar com alguns vícios, mas, apesar disso, um importante movimento foi o ingresso de uma nova composição societária, em 2022, de profissionais que já estavam na casa. Assim, nessa época, Renata Schenkel, Roberta Selister, Roberto Lopes e Rodrigo Dipp, incorporaram-se ao quadro de sócios da Escala. 

Eles se juntaram a Fernando Picoral, Miguel de Luca e Paulo Melo na liderança dos negócios. No futebol, existe um ditado: "Deu liga". Diz respeito a quando um time dá certo e apresenta isso nos resultados de campo. E é exatamente esse o espírito que o novo quarteto transmite. Apesar do pouco tempo à frente da empresa, eles são descolados e não tem medo da inovação, aliás, eles mudam, e para melhor. A sintonia é sentida apenas no olhar e, às vezes, nem precisam estar juntos para o discurso ser o mesmo. 

Entre eles, os apontamentos e divergências existem, no entanto, nada como os bons anos no segmento para entender que tudo faz parte do jogo. Dipp acredita que essa fusão se dá por meio de uma comunicação madura entre todos. "Não é só 'oba oba'. Existem coisas boas e ruins, mas, preferimos atacar as negativas primeiro, para superá-las da melhor maneira possível", comenta o coCEO.   

No sétimo andar

Com mais de 90 funcionários, a agência conta com três sedes: a matriz, que fica em Porto Alegre, e as filiais, em São Paulo e Brasília. Mas é na Capital gaúcha onde está situado o coração da empresa. Ela fica na avenida Carlos Gomes, 1672, no bairro Boa Vista. É ali, no sétimo andar do prédio da WeWork, onde a magia do trabalho acontece. 

A propósito, o local é uma das novidades trazidas pelos quatro novos sócios. Os integrantes observaram a necessidade da empresa migrar para um lugar onde se pudesse realizar outras conexões, assim como a de estar presente no mercado de Comunicação, de modo mais físico. A WeWork oferece a proposta de alugar imóveis e convertê-los em espaços de coworking - trabalho cooperativo, moderno e convidativo. 

A atuação da Escala funciona de modo híbrido. Os colaboradores, profissionais de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas, Designer, Tecnologia da Informação, Engenharia, entre outras áreas, são divididos em equipes de trabalho, conforme as suas atribuições. O local oferece uma sala exclusiva para a agência, com um espaço para, aproximadamente, 15 pessoas. Todas as equipes frequentam o ambiente, pelo menos, um dia na semana. No entanto, eles são livres para irem ao local todos os dias, uma vez que o andar disponibiliza uma variedade de ambientes de trabalho. 

"Espaço gostoso de estar"

É para todos os gostos. Profissionais que preferem bater um papo com outras empresas, aqueles que gostam de mais privacidade ou, até mesmo, outros que preferem uma iluminação mais baixa, para se concentrar em leituras. Tem, também, salas onde só cabe uma pessoa. Essas têm o objetivo de fornecer um local para as ligações por vídeo chamada. De fato, trata-se de um ambiente que todos deveriam conhecer. 

O espaço é apropriado para empresas de Tecnologia e se tornou a casa de variadas empresas. Isso repercute na troca de ideias, na evolução tecnológica e, ainda, na captação de novos clientes. Quem defende o conceito é a coCEO Renata, que ressalta o espaço livre e a possibilidade de parceiros de negócios. "Achamos que tem tudo a ver com a nossa cara, pois acreditávamos que o ambiente antigo não transmitia mais o novo momento da agência." 

Além disso, Renata reforça que a equipe de trabalho sentiu a importância da mudança, uma vez que o ambiente fornece espaços para lazer e, até mesmo, serviços de chopes, em dias e horários específicos da semana. "Aqui, nos deu a possibilidade de modernidade e, também, a facilidade de unir empresas que têm clientes em comum. Além do espaço gostoso de estar juntos de amigos", complementa. 

Parte da estratégia

Das grandes agências do Brasil, a Escala está entre as mais antigas e uma das referências do Rio Grande do Sul.  Por isso, pensaram em realizar mudanças na estrutura, que faz parte dos pilares estratégicos definidos pelos sócios majoritários. Tudo isso integra uma visão de aceleração do plano de desenvolvimento, iniciado em 2021. 

Com isso, a Escala ampliou a capacidade técnica nas principais frentes do negócio, com foco em pavimentar o caminho para a inclusão de novos serviços e a chegada a outros mercados em nível nacional. Com mais de 20 clientes, a agência aposta na inovação. "Nós estamos inquietos e não queremos mostrar para o mercado que, por termos 50 anos, não olharmos para o futuro e nem conseguimos nos reinventar", diz Roberto Lopes, um dos sócios. 

Um dos conhecimentos adquiridos nos últimos meses é o uso da inteligência artificial para a entrega de resultados aos clientes. Segundo Renata, a criatividade, aliada com os dados de pesquisa, são fundamentais para soluções de problemas. "Isso nos promove ser uma agência integrada, com cruzamentos de análises e rapidez, junto de inteligência e decisões estratégicas", explica. 

Olhar para o futuro

Nestes 50 anos de história, o que se observa em relação à Escala é também o prestígio que muitos profissionais têm em relação à marca. Isso se retrata não apenas nas diversas premiações que a Propaganda rendeu, mas também pela gama de clientes que possui na carteira. Um dos exemplos está na ação que a agência realizou, em celebração às cinco décadas de existência. No Instagram, a agência estampou depoimentos para a Escala de figuras reconhecidas no mercado. 

As mensagens têm o intuito de fazer uma relação entre profissionais mais antigos do meio com os mais jovens. Esse é um dos exemplos que retratam o novo momento da agência, que não deseja esquecer de seu passado, tempo em que passaram grandes nomes da Comunicação, mas, também, dar espaço para o novo e um olhar para o futuro.  

Para Roberto, uma das estruturas que sustentam o projeto é a "alma jovem" da empresa, que tem o objetivo respeitar a diversidade e buscar se aprimorar a cada dia. "Um ambiente diferente, aliado a profissionais experientes com os mais novos, nos dá a certeza de um futuro promissor para os negócios." 

Aliás, o conceito de inovação faz parte do espírito da empresa, que foi fundada em 1973. Ela já passou por diversos processos de evolução, que visavam à adaptação às mudanças do mercado. Para o futuro, outros objetivos estão incorporados à sustentabilidade, que estão sendo implementados na nova estrutura. Além disso, também planejam transformar o escritório de São Paulo para o mesmo conceito do espaço de Porto Alegre, com o objetivo de conferir mais união e maior conforto aos colaboradores. 

Por fim, neste ano, a agência pretende contratar mais profissionais, a fim de atender às demandas dos quatros novos clientes conquistados recentemente. "Realizamos adequações aos quadros, com o objetivo de incluir ainda mais profissionais da área, para atender um fim de ano que promete ser intenso", finaliza Renata.  

Comentários