Edmour Saiani fala sobre como utilizar o digital para se aproximar do cliente

Fundador da consultoria Ponto de Referência abre o evento Pós-NFR, da CDL POA

Edmour Saiani - Divulgação/Coletiva.net

Durante o 'Pós-NRF - Uma visão para o varejo 2020', evento promovido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA), Edmour Saiani, fundador da Ponto de Referência, consultoria que ajuda marcas a construir cultura e gestão estratégica de atendimento, foi o primeiro palestrante a subir no palco na sede da ADVB/RS. O executivo, em sua fala, abordou a experiência no National Retail Federation (NRF) Retail's Big Show & Expo, que ocorreu em janeiro, em Nova Iorque, e, partir disso, também, como aproximar o cliente da marca.

Segundo Saiani, na NRF, houve menos tendências e mais pendências. Para ele, este ano o foco foi mais em gente, bem como em sustentabilidade, experiência digital e diferenciação. O palestrante destacou também como se utiliza os dados para aproximar a marca do cliente: "Todos falam de dados, mas, se eu não conhecer profundamente o cliente, não sei nada de dados. Hoje, tenho que saber do que o cliente gosta e do que ele pode comprar".

No decorrer da palestra, Saiani trouxe exemplos para ilustrar suas falas, mostrando experiências de marcas com os clientes que deram certo. Para ele, o consumidor não se incomoda em pagar mais por experiências maravilhosas e, ao mesmo tempo, reforçou que, quando o cliente passa por alguma situação ruim, na maioria das vezes, não retorna à rede.

Além disso, Saiani, em sua palestra enérgica e bem humorada em diversos momentos, exemplificou que o novo ser humano quer produtos personalizados, mas não apenas isso, também quer conteúdos, canais e e ofertas adequados para a sua realidade. O executivo da Ponto de Referência explicou: "Re-PUTA-ção são putas ações repetidas. Ou seja, se a tua marca faz putas ações em sequência, ela tem boa reputação".

Saiani ainda disse que, atualmente, os lojistas têm que adotar o fim da idade, do gênero, do tamanho e da classe social: "Se fizer algo contra, vai ser detonado". Para ele, o novo ser humano passa por uma eco vergonha, ou seja, quer consumir melhor e menos. "Não pode faltar no negócio CRM, que eu chamo de Conquistar Realmente a Moçada", brincou. Para finalizar, ele ainda fez a plateia completar a sua frase, mais de uma vez: "Tenho que estar preparado...". Os presentes, então, responderam: "? cada vez mais".

Com realização da CDL-POA, Coletiva.net realiza a cobertura em tempo real do 'Pós-NRF - Uma visão para o varejo 2020'. A equipe, formada por Carlos Redel, Ilana Xavier e Márcia Christofoli, está presente na sede da ADVB/RS para alimentar o portal com o conteúdo do evento, além de entrevistas exclusivas com os participantes. As redes sociais - Facebook, Instagram e Twitter -, também são abastecidas com a movimentação do evento.

Comentários