Painel 'Barriga no balcão' encerra Pós-NRF com experiências locais

Três empreendedores, que estiveram em Nova Iorque, compartilharam experiências práticas com os presentes

Arthur, Cris e Adriano encerraram a noite - João Alves

Com a mediação do gestor de Marketing da CDL-POA, Rafael Guerra, a última atração do 'Pós-NRF - Uma visão para o varejo 2020', evento promovido pela Câmara nesta quarta-feira, 5, na sede da ADVB/RS, foi o painel 'Barriga no balcão'. A ideia do breve bate-papo foi levar ao palco do evento três empreendedores gaúchos que estiveram presentes na 'National Retail Federation/NRF Retail's Big Show & Expo' (NRF 2020). O trio compartilhou com o público insights do evento internacional que puderam ser aplicados na prática.

Cris Boaretto, designer de Moda e sócia-proprietária da Unique Alfaiataria, foi a primeira a contar que seu negócio começou sendo digital e criou, depois, uma loja física. Uma das ferramentas utilizadas pela marca, e incentivada na NRF, foi o uso do box, ou seja, ao resgatar o produto comprado, no ambiente online ou não, o cliente da Unique recebe uma embalagem especial e um mimo. "É um carinho que fazemos", resumiu. Também foi implantado, a partir de ideias da feira de Nova Iorque, o produto otimizado. "Hoje, posso sentar com a cliente e produzir exatamente o que ela precisa, isso me ajuda, inclusive, no controle de estoque", ponderou Cris.

Arthur Bolacell, diretor do Mercado Brasco, por sua vez, que dirige uma rede de minimercados, compartilhou a postura da sua empresa de oferecer ao público experiências diferenciadas, especialmente por se tratar de produtos para o dia a dia. Na rede Brasco, as pessoas podem fazer seus próprios sucos, colher seus próprios temperos, ou seu alface, por exemplo. Na visão dele, isso veio para oferecer outro sabor ao público.

Adriano foi o último a falar, focando em ponto de venda, já que seu negócio é voltado para projetos com foco em resultados ao varejo. Provocado por Guerra a explicar como o design pode contribuir para o ponto de venda, o  diretor de estratégia e sócio da Upper Design, que participa da NRF há alguns anos já, defendeu a simplificação dos espaços. E alertou: "Não existe fórmula de sucesso no varejo, cada um precisa criar a sua".

Guerra retomou a palavra, instigando os convidados a falarem sobre o que fazem em relação às pessoas, um aspecto bastante repetido na NFR 2020. Cris contou que ouviu muito em Nova Iorque sobre humanização das marcas e expôs questionamentos que fez a ela mesma: "Por que o cliente não pode se envolver no processo produtivo da minha empresa? Por que as costureiras não podem dar ideias e desenvolver produtos?".

A empresária foi seguida por Arthur, que comentou que, no Brasco, antes de contratar a equipe, os próprios fundadores e diretores exerceram todas as funções internamente, para que pudessem sentir na pele o que sua equipe viveria. Ele ainda decretou: "Demita rápido, mas contrate devagar, e que isso seja feito muito mais pela cultura do que pelo currículo. O atendimento deles é uma consequência do quanto são valorizados", garantiu.

Ainda sobre o aspecto 'pessoas', Adriano encerrou o painel dando três dicas aos presentes. A primeira, segundo ele, parece boba, mas fará uma grande diferença. Segundo ele, todo empreendedor deveria colocar um alarme para que, pelo menos uma vez por mês, entrasse no próprio estabelecimento como cliente. Ou seja, deixar o operacional um pouco de lado e ter um novo olhar sobre a própria empresa. Em segundo lugar, pontuou que é importante que o gaúcho aprenda a fazer parcerias, mas no conceito real da palavra, no qual a relação é baseada no ganha-ganha. A terceira e última dica foi: não existe experiência sem experimentar. "Ou seja, se tem produtos que o cliente não tem acesso, vai minimizar o resultado".

O evento foi encerrando pontualmente às 22h, conforme prometido pelo presidente da CDL-POA, Írio Piva. Promovido pela CDL-POA, Coletiva.net realiza a cobertura em tempo real do 'Pós-NRF - Uma visão para o varejo 2020'. A equipe, formada por Carlos Redel, Ilana Xavier e Márcia Christofoli, está presente na sede da ADVB/RS para alimentar o portal com o conteúdo do evento, além de entrevistas exclusivas com os participantes. As redes sociais - Facebook, Instagram e Twitter -, também são abastecidas com a movimentação do evento.

Comentários