Radialistas têm definido acordo coletivo para os próximos dois anos

Assinatura do documento ocorreu nesta semana, após extensa negociação

Convenção Coletiva estabelece pisos salariais de profissionais do meio - Unsplash

O acordo coletivo dos radialistas gaúchos está definido para os próximos dois anos. Após extensa negociação, o Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Rio Grande do Sul (SindiRádio) e o Sindicato dos Radialistas do Estado chegaram a um acordo e assinaram, nesta semana,  a Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2020. O índice de reajuste total negociado foi de 5%, sendo 4% (referentes ao INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor) a partir da data-base (01/11/2018), e mais 1% de aumento a partir de 01/04/2019, sobre o salário de outubro/2018, para funcionários com salário de até R$ 3.000.

O acordo estabelece os pisos salariais para diversas funções, de menor aprendiz a locutores e operadores, da Capital e do Interior, além dos reajustes para benefícios como auxílio-creche, auxílio-funeral, diária por viagem e seguro viagem. Ainda conforme o documento, na próxima data-base da categoria (novembro/2019), todas as cláusulas econômicas deverão ser corrigidas pelo INPC acumulado do período (novembro/2018 a outubro/2019).

No informativo da categoria, o Sindicato dos Radialistas considerou que o acordo fechado em assembleia geral "foi o melhor possível, pois conseguimos o INPC integral de 4%, retroativo a novembro de 2018, aumento real de 1% para salários até R$ 3 mil a ser pago na folha de abril de 2019, além da manutenção de cláusulas históricas como o quinquênio, que foi objeto de muita discussão na mesa de negociação e está assegurado neste acordo".

Outro destaque, conforme o órgão representante dos radialistas, a manutenção da obrigatoriedade das homologações de sindicalizados, a serem realizadas pelo sindicato. A entidade informou também que, de acordo com a Convenção Coletiva assinada, as remunerações referentes às cláusulas econômicas devem ser retroativas a 1º de novembro de 2018 e pagas até 7 de fevereiro deste ano.

Para a presidente do SindiRádio, Christina Gadret, a negociação complementa a intensificação do trabalho da entidade nos últimos dias. "Estamos em um período de conclusão de diversos acordos e, após intensos diálogos, chegamos à definição de mais esta Convenção Coletiva. O sindicato tem sido categórico na sua posição de encontrar resoluções favoráveis para todos os agentes envolvidos, destacando sua proatividade em defesa e representatividade dos radiodifusores gaúchos", avalia.

A íntegra do documento está disponível aqui.

Comentários