Clube de Cinema de POA é destaque em premiação da Accirs

Membros da Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul elegeram os melhores filmes de 2018

Entrega dos certificados será nesta terça-feira - Reprodução

Os 50 membros da Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul elegeram os melhores filmes de 2018. O homenageado foi o Clube de Cinema de Porto Alegre, que completou 70 anos de atividades ininterruptas no ano passado e conquistou o Prêmio Luiz César Cozzatti - Destaque Gaúcho, destinado à valorização da produção audiovisual e cultura gaúcha. Neste ano, também passaram a ser consideradas as produções lançadas pelas plataformas de streaming, por isso, 'Trama Fantasma' foi escolhido o melhor longa estrangeiro do ano. Com direção de Paul Thomas Anderson, o filme traz Daniel Day-Lewis em sua última interpretação, pois se despede do cinema.

O melhor filme brasileiro é 'Benzinho', do diretor Gustavo Pizzi, que também venceu o 46º Festival de Cinema de Gramado. Pelo segundo ano, em virtude da qualidade da produção, o Prêmio Accirs também valoriza os melhores filmes do Rio Grande do Sul e 'Tinta Bruta', de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, é o grande vencedor. A obra que relata a história de um garoto introvertido, interpretado por Shico Menegat, que encontra na internet um meio de se expressar, conquistou o Teddy Awards, no Festival de Berlim. Na categoria curta-metragem, o prêmio foi para 'Princesa Morta do Jacuí', de Marcela Bordin, um conto de ficção científica sobre a decadência econômica de uma cidade do Interior.

Os vencedores receberão um certificado, cuja entrega está marcada para esta terça-feira, 15, às 19h, na Sessão Accirs, na qual será exibido o filme 'O Desprezo', de Jean-Luc Godard. A sessão ocorrerá na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, e, após a exibição, haverá debate com os críticos Renato Cabral e Daniela Strack.

Melhor longa estrangeiro:

Trama Fantasma (38,8% dos votos)

O Outro Lado do Vento (30% dos votos)

Roma (27,7% dos votos)

Melhor longa nacional:

Benzinho (38,8% dos votos)

Arábia (33,3% dos votos)

As Boas Maneiras (22,2% dos votos)

Melhor longa gaúcho:

Tinta Bruta (86% dos votos)

Rasga Coração (8,3% dos votos)

Yonlu (2,7% dos voto)

Melhor curta gaúcho:

Princesa Morta do Jacuí (52,7 dos votos)

Um Corpo Feminino (25% dos votos)

Catadora de Gente (13,8% dos votos)

Destaque gaúcho - prêmio Luiz César Cozatti:

Clube de Cinema de Porto Alegre

Comments