No Dia Mundial da Criatividade, Cassio Grinberg lança livro

Especialista em Marketing é autor de 'Desaprenda - como se abrir para o novo pode nos levar mais longe'

Cassio Grinberg é autor do livro Desaprenda - Reprodução

Em 21 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Criatividade, e para marcar a data, a Belas Letras apresenta o livro 'Desaprenda - como se abrir para o novo pode nos levar mais longe', do especialista em Marketing Cassio Grinberg. Na obra, ele defende que, "para sobreviver nesse novo mundo do trabalho, em que as habilidades estão cada vez mais perecíveis, a receita é mandar para longe as certezas e o egocentrismo em troca de aprender de novo, com outra visão". Consultor estratégico, ele é formado no ecossistema de inovação de Israel pelo Ministry of Foreign Affairs, mestre em Marketing pelo Ufrgs e especialista em International Business na London City College.

No livro, o autor apresenta uma série de exemplos e situações sobre empresas e pessoas que estão tentando desaprender, como o caso da Lego, que anunciou a extinção das peças de plástico até 2030 - elas serão substituídas por versões de polietileno, que tem como base a cana de açúcar. Cassio acredita que empresas e pessoas precisam agir assim, mas, para serem inovadoras, precisam primeiro desaprender - se desapegar de modelos antigos. Além de histórias de organizações, o autor também traz experiências pessoais, como quando a esposa, após o parto de gêmeos, ficou internada 10 dias na UTI e outros 22 no quarto, desafiando todos os planos para aquele momento.

'Desaprenda' também incentiva a interação com o leitor, que é confrontado com situações em que ele próprio é convidado a desaprender e a registrar o novo aprendizado: "Faça um experimento. Escolha um dia desta semana e tente obter informações sem perguntar para o Google. Depois anote aqui como você se sentiu", pede o autor. "Desaprender é uma maneira de escapar do óbvio e de ter mais insights. Fugir dos livros técnicos, justamente quando a ideia é o aprofundamento em algum assunto em específico, é também um exemplo", ensina Cassio.

O livro está em pré-venda até 8 de maio, no site da Belas Letras.

Comments