Novidades marcaram ano da Comunicação da Assembleia

Entre as mudanças, estão a renovação do layout dos portais e transmissão da programação da TV AL no YouTube

Novo Portal da Rádio da Assembleia - Marcelo Bertani

A Superintendência de Comunicação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado teve um 2018 marcado por mudanças. Entre os destaques, estão o novo layout do portal da agência de notícias e a transmissão ao vivo da programação da TV AL pelo YouTube. As ações buscam facilitar o acesso ao conteúdo produzido pela Casa. "Foi um ano de grandes inovações, que implantamos no portal, na TV Assembleia e na rádio, tudo para dar mais dinamismo e tornar o serviço mais ágil", relatou o titular da pasta, Inocêncio Teles Moreira Filho, ao Coletiva.net.

A nova capa do portal, implementada em abril, dá destaque para as notícias elaboradas pelos veículos da AL, além de apresentar links diretos para o conteúdo legislativo, páginas dos deputados, agendas, entre outros conteúdos. Com o mesmo padrão visual, foram modificados os layouts do Portal das Eleições, em outubro; da Rádio Assembleia, em novembro; e da Agência de Notícias, em dezembro. O primeiro agrega o conteúdo produzido pelos veículos da Casa na cobertura do pleito de 2018. Já o portal da rádio, além do novo layout, ganhou programação musical e os conteúdos, agora, estão acessíveis também para smartphones.

O superintendente de Comunicação ainda destacou a realização de ações culturais, como a primeira edição da Feira Literária do Parlamento gaúcho, que teve o propósito de incentivar o hábito da leitura e valorizar os escritores gaúchos. No campo da Publicidade, foram realizadas duas campanhas. A primeira foi em fevereiro, quando uma ação judicial em caráter liminar determinou a suspensão da votação em plenário de projetos do Executivo. A segunda, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, teve o objetivo de incentivar o alistamento eleitoral e o exercício do voto pelos jovens de 16 e 17 anos, cujo voto é facultativo.

Ao todo, foram publicadas, de fevereiro a novembro, 2.302 matérias entre as produzidas pela Agência, setores da Casa, bancadas e gabinetes parlamentares, além de 8.607 fotografias. No mesmo período, a Rádio Assembleia produziu 744 matérias referentes às atividades parlamentares e sua página registrou mais de 124 mil acessos, com 3 mil downloads. A emissora também retomou o programa Assembleia Debate, que recebeu 10 edições ao longo do ano.

A TV Assembleia somou mais de 585 horas de transmissões ao vivo, entre sessões plenárias, atividades das comissões permanentes e temporárias, além de eventos institucionais e dos programas Espaço Público e Jornal da Assembleia. Ainda, levou ao público 107 horas de programação inédita com as atrações Assembleia Entrevista e Democracia. Por semana, foram mais de 354 horas de programação, com os programas Agro RS, Cena Musical, Faça a Diferença, Mateadas, Mulheres em Alta, Réplica e Tréplica, Sarau no Solar, entre outros.

Comentários