Fundadores do Instagram falam sobre a plataforma e fusão com o Facebook

Kevin Systrom e Mike Krieger foram entrevistados por Josh Constine, do site especializado em tecnologia TechCrunch

Fundadores do Instagram - Divulgação/Coletiva.net

 

Por Gabriela Boesel, enviada especial ao SXSW

"Vocês inspiraram mais fotógrafos do qualquer outra coisa no mundo." Foi assim que o editor do TechCrunch (site especializado em tecnologia), Josh Constine, abriu o painel com os fundadores do Instagram. E mais uma vez, o Ballroom D, no Centro de Convenções de Austin, ficou lotado para assistir à conversa com Kevin Systrom e Mike Krieger. De forma bem-humorada, o trio falou sobre a plataforma e, entre outros assuntos, da fusão com o Facebook. 

Kevin disse que a ideia inicial, quando nasceu a ferramenta não era revolucionar a fotografia, "só queríamos fazer com que as pessoas compartilhassem momentos". Segundo ele, a inspiração foi o Twitter, plataforma por meio da qual as pessoas se manifestam com textos de até 140 caracteres. "Ao invés de escrever um comentário, tiramos fotos, que é mais rápido", explicou.

Brasileiro, Mike disse que lembra bem de quando começou. Dormia pouco e se alimentava quando dava e, normalmente, mal. "Olhando agora, parece engraçado, mas é horrível", concluiu. Kevin complementou dizendo que eles acreditaram na proposta, por isso fez sucesso. "Somos dois caras que não trabalham com computação e começamos algo que amamos. Aprendemos rápido e crescemos", afirmou.

Sobre a aquisição do Instagram por parte do Facebook, Kevin falou que a proposta surgiu e a ideia de trabalhar dentro de uma grande companhia é boa, pois ajuda a crescer. Mesmo com o sucesso da plataforma, Mike garantiu que eles são as mesmas pessoas de antigamente, mantêm os mesmos amigos e fazem as mesmas coisas e afirmou: "Não fizemos isso por dinheiro".

Questionados sobre a exposição pessoal nas redes sociais, Kevin falou que o que as pessoas compartilham momentos no Instagram, não suas vidas inteiras. "As fotos e os stories não representam a vida dos usuários na sua totalidade", sentenciou. Ainda, falou que acha saudável ter diversas plataformas, pois o que trata-se de postagens diferentes em cada ambiente virtual.

O SXSW é um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia, que acontece anualmente desde 1987. A cobertura internacional de Coletiva.net é proporcionada pelo apoio das marcas Banrisul e Dinamize.

Comments