Storytelling e fake news estão na trilha da equipe do Reclame Aqui, no SXSW

Felipe Paniago, diretor de operações e Francisco Recalde, diretor de Marketing, buscam tendências e inspirações em Austin

Legenda da foto: Frederico e Felipe, do Reclame Aqui - Crédito: Divulgação/Coletiva.net

Por Gabriela Boesel, enviada especial ao SXSW

Uma semana de imersão no SXSW, em Austin. É isso que a equipe do Reclame Aqui, de São Paulo, veio fazer no evento do Texas. Felipe Paniago, diretor de operações, e Francisco Recalde, diretor de Marketing, vieram buscar ideias e tendências para levar ao time da empresa, além de, claro, aplicar na rotina organizacional. O foco da dupla nos painéis e nas palestras é storytelling e fake news. 

Mesmo com um objetivo em mente, Felipe e Francisco contaram, em conversa com Coletiva.net, que vieram ao evento com a mente aberta para as novidades. O diretor de Marketing, por exemplo, que vem pela primeira vez ao evento, disse que se preparou bastante antes de viajar, porém, se deparou com muita informação e que, por consequência, alguns de seus planos mudaram. "Li muito a respeito e peguei dicas, mas chegando aqui você se depara com um universo gigantesco", constatou.

Mesmo tendo algumas decepções quanto à organização do evento - filas exageradas e que não davam em lugar algum - o saldo do SXSW para ele é positivo. "A experiência é espetacular, envolvente, tanto da cidade em si quanto do evento", analisou e mencionou que, antes de vir, estava com a síndrome da FOMO - Fear of missing out (Medo de perder alguma coisa, em tradução livre), no entanto, "a melhor coisa que tem é quando você perde alguma coisa, pois descobre outras várias".

Felipe, por sua vez, participa do festival pela segunda vez consecutiva. Para ele, o evento cresceu se comparado à edição de 2018, assim como a presença de brasileiros. Outro destaque apontado por ele é a presença forte das empresas e marcas, que estão cada vez mais levantando bandeiras, como empoderamento feminino e inclusão. "Posso notar que isso é levado para o Brasil. Além de fazer bem para a sociedade, é muito positivo para a empresa, pois quem faz isso aumenta as vendas e cria mais confiança com o público", afirma.

Os insights e as informações coletadas no SXSW serão compartilhados com os demais colaboradores do Reclame Aqui, assim como para o mercado de São Paulo, a partir de encontros. Na volta, Felipe e Francisco também tentarão implementar algumas ideias na própria empresa. "Temos muito o que aprender e aqui é sempre um bom lugar para isso", falou Felipe.

Eles também estão aqui para observar a estrutura e a organização do evento. A partir dessa análise, eles podem promover disrupção nos encontros que realizam no Brasil. Uma nova ideia que já surgiu, conforme adiantou Francisco, é fornecer pulseira com etiquetas para os participantes, para o happy hour. "Assim, em vez de proporcionarmos um coffee-break, as próprias pessoas escolhem o que querem comer e beber", explicou.

Sobre as palestras, até o momento, a que mais trouxe inspiração para eles foi a do CCO da Publicis, Nick Law, que falou muito sobre a estrutura do mundo da publicidade. "Ainda vivemos um modelo antigo e que não funciona mais, por isso é importante inovar, inclusive na estrutura organizacional. Ainda que não sejamos uma agência de propaganda, as sugestões se aplicam à companhia, como, por exemplo, tentar mesclar competências nos times, com pessoas de diferentes habilidades", finalizou Felipe.

O SXSW é um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia, que acontece anualmente desde 1987, nos Estados Unidos, em Austin. A cobertura internacional de Coletiva.net é proporcionada pelo apoio das marcas Banrisul e Dinamize.

Comments