Uma visita nada básica ao escritório do Facebook, em Austin

Totalmente diferente, sede texana da rede social prima pelo bem estar dos colaboradores

Gabriela Boesel em visita ao Facebook - Divulgação/Coletiva.net

Por Gabriela Boesel, enviada especial ao SXSW

Paredes coloridas, lanches à vontade e criatividade. Talvez estas sejam as melhores formas de descrever o escritório do Facebook em Austin, no Texas. A impressão que dá àqueles que visitam a sede texana da rede social é que tudo é feito para garantir o bem estar dos colaboradores. E isso foi confirmado por alguns deles, que, sem poder se identificar, conversaram com a reportagem de Coletiva.net.

O escritório está localizado na rua West, 600, quase esquina com a 6th Street, famosa pela variedade de bares e interações, especialmente, ao longo dos nove dias de SXSW. Quem chega em frente ao edifício, de arquitetura tradicional, é difícil acreditar que  no interior, alguns andares abrigam o Facebook. Totalmente disruptivo - a palavra do momento - o local é extremamente colorido e movimentado. Afinal, são dezenas e dezenas de funcionários andando pelos corredores.

As salas são separadas por andar, mas todas muito parecidas entre si. Cada uma comporta, pelo menos, dois ambientes como cozinhas, com bebidas - refrigerante, energético, água, suco - e lanches - chocolate, cereal, salgadinho, bala, biscoito - à vontade. Além dos amplos escritórios, com mesas compartilhadas, como um grande coworking, há salas individuais, para quem quiser mais privacidade para fazer uma ligação, por exemplo.

Para almoçar, os colaboradores podem escolher entre os três restaurantes disponíveis, um em cada andar. Um deles é tradicional, com pratos variados, outro é especializado em saladas, e o outro, oferece comida mexicana. Depois, tem sorvete para sobremesa. Embora haja um espaço destinado para as refeições, é comum ver os funcionários almoçando em suas estações de trabalho, pois, conforme falaram alguns colaboradores, o fato de ser uma empresa mais descolada, não significa que não tenha muito trabalho a fazer.

O SXSW é um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia, que acontece anualmente desde 1987. A cobertura internacional de Coletiva.net é proporcionada pelo apoio das marcas Banrisul e Dinamize.

 

Comments