Com sucesso nos testes, Grupo RBS pretende ampliar para 2024 o uso de IA generativa em GZH

Primeira linha de conteúdo do projeto foram as matérias de previsão do tempo, que são escritas por inteligência artificial a partir de banco de dados particular

Diariamente, um robô programado pelo time de tecnologia do Grupo RBS, escreve 65 matérias com a previsão do tempo para diferentes cidades no portal GaúchaZH. Os boletins são gerados a partir de uma base de dados pré-definida pela empresa, com informações da Climatempo, serviço meteorológico contratado. Desde março de 2023, o sistema vem sendo testado e aprimorado e, para este ano, segundo o gerente de Jornalismo Digital da organização, Rodrigo Müzell, o projeto deve avançar para a criação de conteúdo do horóscopo por IA.

Por cerca de dois meses após a implementação, todas as matérias com as condições climáticas eram revisadas por um jornalista humano antes de serem publicadas. "Analisando o comportamento da máquina e aprendendo sobre seus erros, decidimos limitar, por exemplo, a questão da criatividade. O texto é essencialmente informativo", explica ele. Agora, o conteúdo vai automaticamente para o site e a equipe faz uma revisão amostral, acompanhando resultados periódicos. "Não tivemos problemas até então. Fizemos muitos ajustes no processo, ensinamos a IA sobre os padrões de redação, o manual específico de GZH e tem dado certo", defende. 

Confira o vídeo abaixo:

 

Comentários