O mundo corporativo tem diversos aspectos muito peculiares e que rendem uma série de análises. Dessa vez, a Tendências Comunicação Empresarial volta sua atenção para questões de mudanças, adaptações e movimentos que necessitam discussões profundas, pois afetam diretamente a indústria criativa.
O modelo de contratação de profissionais é um deles. A famosa ?carteira assinada?, que garante o regimento da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) pode não ser mais a preferência de quem presta serviços. Ou ainda tem o apreço de alguns? É o que os primeiros conteúdos tentam responder.
Quando a reportagem olha para o quesito comportamento, duas pautas se fazem necessárias: a saúde mental no aumento significativo de casos de Síndrome de Burnout na Comunicação; e a diversidade, no que tange a preparação das organizações quando o assunto é termos no ambiente corporativo em relação a grupos minoritários.
Outro aspecto que sempre vai merecer atenção de todo o ecossistema criativo é o avanço da tecnologia, o ritmo desse crescimento e, especialmente, os impactos nos processos corporativos. É o caso da disseminação de técnicas de Generative Engine Optimization (GEO), em detrimento da já tradicional Search Engine Optimization (SEO).
Ainda sobre o ambiente tecnológico, a Tendências Comunicação Empresarial traz uma reportagem sobre os novos cargos criados em detrimento do cenário. Há quem diga, por exemplo, que a geração Alpha - nascidos a partir de 2010 - terá profissões que ainda sequer existem. Nossa equipe aponta algumas possibilidades.
E, ainda que falar sobre Inteligência Artificial possa não parecer mais uma exercício de futurologia, considerando o tanto que ela já é uma realidade, alguns temas parecem inesgotáveis. Vocês sabiam que já tem empresas delegando para ela, a IA, o processo seletivo de contratação?
Bem, depois de todo esse apanhado de pautas que vocês, leitores, poderão conferir nesta nova edição da revista, é necessário lembrar: mais do que ter respostas, a reportagem quer mesmo é fazer perguntas. Vamos questionar juntos?
Boa leitura!