"Era digital não tem espaço para quem não tem iniciativa", diz Schifino, na Web Summit

Head de transformação digital da 4all acompanhou a Web Summit, em Lisboa, com comitiva de 80 empresários

Gustavo Schifino na Web Summit 2019 - Divulgação/Coletiva.net

Head de transformação digital da 4all, Gustavo Schifino, o Guga, classifica a Web Summit, que termina nesta quinta-feira, 7, em Lisboa, Portugal, como "imperdível". "É o maior evento digital do mundo. São 23 congressos dentro de um só e 70.500 pessoas respirando transformação digital, querendo ser relevante nesse novo cenário. A gente poder vir para cá, parar uma semana e olhar para essa via expressa é realmente o que é preciso fazer hoje", afirmou, em entrevista ao Coletiva.net.

Sobre os desafios apresentados pela era digital, ele destacou as mudanças no comportamento de consumo, seja na forma ou no propósito, guiado especialmente pela sustentabilidade tanto econômica como ambiental. As mudanças, conforme Schifino, trazem uma série de riscos, mas também oportunidades. "Acho que não dá mais para pensar em emprego na era digital. A gente tem que pensar que cada um é um empreendedor de si mesmo. (...) A era digital não tem espaço para quem não tem iniciativa", contou.

Em parceria com a Oasislab e a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a 4all capitaneia uma missão na Web Summit composta por 80 empresários. Com uma equipe de 12 pessoas, sete das quais são curadores, a 4all acompanhou 16 das 23 trilhas do evento. "Quem vem sozinho talvez absorva 3% ou 4% do conteúdo, consegue ver talvez 20 ou 30 palestras desse universo de 1,2 mil. É pouco. A gente tenta elevar para 15% ou 20% com um exército de profissionais", explica.

Dos temas que mais chamaram a atenção, ressaltou a internet 5G e os computadores quânticos, que, segundo ele, "estão dando uma dinâmica de transformação muito acelerada". "Se imaginava que esses dois principais itens de transformação digital iriam ocorrer ao longo de 2021 e isso foi bastante antecipado. Essas tecnologias já estão, de alguma maneira, disponíveis para a maior parte das organizações", disse. Contudo, pontua que talvez o principal insight da Web Summit seja o reforço de uma premissa básica, "a ideia de que o centro de isso tudo é gente. Não se trata de dados, mas, sim, de pessoas". 

A cobertura da Web Summit, com o apoio da BriviaDez, é realizada pela jornalista e correspondente de Coletiva.net, Cleidi Pereira. Há três anos o portal traz o que acontece no evento, diretamente de Lisboa, por meio de textos fotos e vídeos.

Comentários