Mais de 2,5 mil jornalistas realizam a cobertura da Web Summit

Profissionais estreantes no evento compartilham suas impressões sobre os desafios de acompanhar a conferência

Mais de 2,5 mil profissionais da imprensa foram a Web Summit 2019 - Divulgação/Coletiva.net

No universo da Web Summit, o Media Village é um planeta à parte. O espaço dedicado à imprensa tem toda uma dinâmica e programação específica. Neste ano, o número de jornalistas credenciados para cobrir a maior conferência de tecnologia e empreendedorismo também bateu recorde: 2.526 profissionais circulam pelos pavilhões da Feira Internacional de Lisboa (FIL) e pela Altice Arena, onde fica a sala de imprensa - na qual, ao contrário das edições anteriores, a tarefa de encontrar uma cadeira disponível é missão quase impossível, dependendo do horário.

No Media Village, cerca de 20 mesas distribuídas pela ampla sala transformam-se em redações provisórias. Há quem sente no chão e em bancos espalhados pelo local. O vaivém é constante e os mais diversos idiomas são ouvidos: inglês, português, espanhol, francês, alemão, italiano? Sempre há lanches e refeições (café da manhã e almoço) à disposição dos profissionais, bem como água, cafés e refrigerantes. 

Muitos profissionais são experientes na cobertura da Web Summit, mas há os estreantes. É o caso da russa Shumilava Hanna, jornalista do Art Orange Kettle (artorangekettle.com). Pela primeira vez também em Portugal, ela disse estar encantada com a comida e a atmosfera do país, e também gostou das festas de Halloween, que não acontecem em seu país. Sobre a Web Summit, destacou ser "uma ótima experiência para conhecer pessoas de diferentes países em um único lugar".

 Também estreantes na Web Summit, os sócios-diretores da Critério Rafael Codonho e Tomás Adam realizam a cobertura do evento para a revista Amanhã. Segundo Codonho, o primeiro grande desafio é o planejamento da cobertura. "No meio de tantos assuntos relevantes, precisamos escolher um. É a tal montagem da trilha. O segundo desafio está em cobrir temas bem diversificados. Começamos o dia falando em marketing do futuro, depois de carros voadores e encerramos com 5G", disse.

A cobertura da Web Summit, com o apoio da BriviaDez, é realizada pela jornalista e correspondente de Coletiva.net, Cleidi Pereira. Há três anos o portal traz o que acontece no evento, diretamente de Lisboa, por meio de textos fotos e vídeos.

Comentários