Na Web Summit, painelistas debatem vício em tecnologia

Evento termina nesta quinta-feira em Lisboa

Painel 'Abandone seu black mirror: dominando o vício em tecnologia' - Divulgação/Coletiva.net

'Abandone seu black mirror: dominando o vício em tecnologia' era o tema do painel. Mas, num primeiro momento, os debatedores pareciam discordar a respeito da ideia de que somos uma sociedade dependente das facilidades propiciadas pelos dispositivos eletrônicos e suas aplicações, especialmente as redes sociais. Para Justin McLeod, fundador e CEO do Hinge, um aplicativo de encontros, "quando pensamos em dependência, acho que não há muita diferença entre a dependência de uma substância química ou psicológica. Se usarmos droga ou telefone, estamos acionando as mesmas ramificações do cérebro".

Já Dame Til Wykes, professora de psicologia clínica e reabilitação, da Kings College London, manifestou um misto de ceticismo e cautela. "A tecnologia é útil e as pessoas a usam o tempo todo para ajudá-las, principalmente no trabalho. Não acho que as pessoas estejam, de fato, viciadas em tecnologia. Se tirássemos a tecnologia, as pessoas não teriam as reações físicas que os viciados em cocaína, por exemplo, têm. Pode ser mais uma questão comportamental, e as pessoas podem estar respondendo a problemas em suas vidas", disse ela, destacando que o uso exagerado de redes sociais pode estar relacionado à ansiedade e depressão.

Por fim, ambos concordaram que há, sim, um problema. "As pessoas usam a tela como se pudessem estar mais ligadas ao mundo, mas, na verdade, ficam mais desligadas das pessoas que estão próximas", avaliou McLeod, que sugeriu ao público a abstinência das telas por intervalos periódicos. "Penso que, no geral, passamos muito tempo conectados. Temos de nos certificar de fazer uma melhor gestão desse tempo", acrescentou Til, para quem, contudo, desligar o telefone não é suficiente. "Temos que investir mais nas relações sociais, falar com as pessoas ao invés de mandar email para quem está na sala ao lado."

A cobertura da Web Summit, com o apoio da BriviaDez, é realizada pela jornalista e correspondente de Coletiva.net, Cleidi Pereira. Há três anos o portal traz o que acontece no evento, diretamente de Lisboa, por meio de textos fotos e vídeos.

Comentários