Web Summit debate tendências para o marketing em 2020

Painel realizado nesta quarta-feira uniu Burger King e Lamborghini

Tendências para o marketing em 2020 - Divulgação/Coletiva.net

Nesta quarta-feira, 6, a Web Summit uniu Burger King e Lamborghini num painel que debateu as tendências para o marketing em 2020. Fernando Machado, o brasileiro que comanda o marketing global da rede de lanchonetes, e Katia Bassi, chefe dos setores de marketing e comunicação da marca de carros de luxo, destacaram que, independentemente da tecnologia, a criatividade e a ligação direta com o cliente continuarão sendo fatores determinantes para o sucesso.

A terceira debatedora, Gail Heimann, presidente da Weber Shandwick, uma empresa global de relações públicas, também seguiu a mesma linha. "Acho que o que estamos vendo no marketing é o que chamamos de o poder da ideia chamar a atenção. Os anúncios de TV levavam as pessoas a comprar uma ideia, mas agora é ideia após ideia. Seja qual for a tecnologia, precisamos de ideias que movam as pessoas", disse. O painel foi conduzido pelo jornalista Marty Swant, da Forbes.

A proteção de dados também foi uma preocupação manifestada pelos painelistas. Conforme Bassi, uma das estratégias da Lamborghini é conhecer muito bem os seus clientes. "Temos que ter a oportunidade de ajudá-los de forma correta", afirmou. Já Machado ponderou que as marcas estão em processo de aprendizagem. "Não tivemos más experiências nessa área, mas temos que prestar muita atenção. Há muita coisa acontecendo e estamos aprendendo." Heimann acrescentou: "temos que educar o nosso pessoal. As pessoas têm que pensar na forma como usam os dados, para estarem de acordo com as leis".

A cobertura da Web Summit, com o apoio da BriviaDez, é realizada pela jornalista e correspondente de Coletiva.net, Cleidi Pereira. Há três anos o portal traz o que acontece no evento, diretamente de Lisboa, por meio de textos fotos e vídeos.

Comentários