Começa a segunda fase do 'Primeira Pauta RBS'

Concurso selecionou 15 finalistas entre as 165 inscrições

Divulgação dos cinco vencedores ocorrerá em 5 de novembro - Crédito: Divulgação

Depois de enviarem um vídeo contando brevemente sua história e respondendo porque gostariam de participar do 'Primeira Pauta RBS', 15 estudantes de Jornalismo do Rio Grande Sul foram selecionados, entre os 165 inscritos, para a próxima fase do projeto jornalístico do Grupo RBS. A iniciativa anual visa identificar talentos nas universidades gaúchas e abre portas para os alunos conhecerem o dia a dia de uma redação.  

Acadêmicos entre o primeiro e o oitavo semestre de 21 faculdades gaúchas de todas as regiões do Estado se cadastraram. Na segunda etapa, os finalistas devem enviar, até 25 de outubro, uma reportagem em texto, que será avaliada por jornalistas do conglomerado midiático. Serão analisados critérios como objetividade, clareza, criatividade e qualidade jornalística. 

Em 6 de novembro, serão divulgados os cinco vencedores que, entre 20 e 24 de novembro, participarão da 'Semana Primeira Pauta', quando realizarão uma imersão nas redações da empresa. Ao final do período, cada um deverá entregar uma reportagem em áudio, texto e vídeo, feita sob supervisão de profissionais do Grupo RBS. Após a conclusão desta experiência, um dos estudantes se tornará estagiário da empresa. O regulamento completo pode ser acessado aqui.  

Finalistas do 'Primeira Pauta RBS 2023'     

A instituição com maior número de escolhidos foi a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com cinco estudantes: Elisa Soares Heinski, Gabriela Sardi Jarzynski, João Pedro Gomes Bernardes, Marcelo Rosinski Gonçales e Maria Fernanda Barbosa Freire. Da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) foram três: Fernanda Schimanski Axelrud, Igor Leonardo dos Santos Brito, e Thayná da Silveira Weissbach.

A Universidade do Vale do Taquari tem duas representantes: Ana Carolina Lorenzini e Raica Franz Weiss. Outras instituições de ensino tiveram um selecionado cada. Alana Cláudia Schneider, da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos); Milene Aparecida Eichelberger, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Paula Moschem Gabrieli, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Stéfane Costa Santos, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); e Tamara Silveira Nunes, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).   

Comentários