Persona 2024: preferência por marcas gaúchas aumenta em relação a 2017

Estudo promovido pelo Grupo RBS, ao lado da Cúrcuma Inteligência e Pesquisa e Coletivo Tsuru, analisou comportamento com as marcas

Pesquisa tratou também sobre faixa etária. Quanto mais jovens, mais as pessoas têm o perfil explorador

Uma das principais partes relacionadas à pesquisa Persona, promovida pelo Grupo RBS, ao lado da Cúrcuma Inteligência e Pesquisa e Coletivo Tsuru, analisou o  comportamento dos consumidores riograndenses com as marcas. Conforme dado apresentado, houve um aumento pela preferência a marcas gaúchas em relação ao estudo anterior, realizado em 2017. Outra comparação diz respeito à representação. Mais do que anteriormente, 67% dos gaúchos não se vê representado nos comerciais. 

As personas foram trazidas para a análise em relação às marcas. Conforme os dados apresentados, o perfil chamado de guardião tem maior consumo e preferência por marcas gaúchas, enquanto o explorador gosta menos das marcas locais como uma expressão do jeito de ser. Além disso, a predisposição por uma composição entre marcas locais e referência de qualidade em suas categorias faz parte do perfil conciliador.

Em relação às prioridades de consumo, 49% dos entrevistados desejam aumentar o conforto ou da família, como contratar serviços e comprar ou trocar itens da casa; 34% pretende investir no futuro - poupar, investir, abrir negócio próprio e etc; e 15% tem o intuito de aumentar o patrimônio, ao comprar uma casa ou carro, por exemplo. Sobre as áreas, gastronomia, turismo e cultura são motivos de orgulho para os pesquisados, que estão mais otimistas.

A pesquisa tratou também sobre faixa etária. Quanto mais jovens, mais as pessoas têm o perfil explorador. Embora seja maior nas idades  mais avançadas, o perfil guardião é o que tem a menor variação entre as diferentes épocas da vida. 

Por fim, foram abordados alguns tópicos sobre como as marcas e empresas podem se relacionar com os gaúchos em movimento. As dicas foram: retratá-lo de forma adequada e valorizar os seus atributos; abordar e promover temas nos quais enxergam potencial; conectar-se genuinamente com os afetos e valores e entender  a capacidade de abertura ao novo, além de fugir do esteriótipo, mas sem descaracterizar a identidade gaúcha.

 

Comentários