Documentário da Rádio da Universidade da Ufrgs está no Festival Irradia

'Festa de Batuque', do programa 'Muamba', será transmitido em emissoras do Ceará e do Espírito Santo

Programa foi feito em parceria com o Jornal da Universidade - Crédito: Acervo/ Jorge Elmar Silva

Lançado em agosto deste ano no programa 'Muamba' da Rádio da Universidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o documentário radiofônico 'Festa de Batuque' será apresentado no Primeiro Festival Irradia. Assim, o produto será veiculado na Rádio Universitária FM 107,9, de Fortaleza, no Ceará, e na Rádio Universitária FM 104,7, de Vitória, no Espírito Santo. O evento acontecerá nos dois próximos domingos, 29 e 5 de novembro.

Ao todo, 148 produções se inscreveram no festival, que é realizado por meio de uma parceria entre projetos de extensão das rádios acadêmicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Universidade Federal do Ceará (UFC). A ação veiculará a produção em arte sonora pensada para transmissão via rádio, apresentando uma diversidade de trabalhos produzidos por artistas do Brasil e do exterior. Mais informações estão disponíveis no site da iniciativa, onde também, em breve, estará a programação completa.

'Festa de Batuque'

O documentário conta a história de um dos enredos e um dos sambas mais emblemáticos do carnaval de Porto Alegre. Em 1995, a escola de samba Bambas da Orgia levou para a avenida a temática do Batuque, religião de origem africana praticada no Rio Grande do Sul. O programa foi feito em parceria com o Jornal da Universidade e integrou a exposição 'No Batuque dos Bambas da Orgia' no Museu da Ufrgs. A atração também esteve na programação do festival 'Alô, harmonia! - Unimúsica 2023'. A versão em podcast está entre os 10 programas mais escutados da Rádio da Universidade no Spotify.

 

Comentários