ESPM Porto Alegre vence Effie College 2023

Com três integrantes da e21, projeto vencedor foi desenvolvido para a Nescafé

Projeto vencedor foi para a marca Nescafé - Crédito: Divulgação

O projeto produzido por alunos da Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre (ESPM POA) para a Nescafé 'De Play No Seu Mundo' venceu o  Effie College 2023. O trabalho foi desenvolvido pelos estudantes Dimmy Medeiros, Leonardo Rocha e Lucas Paes - integrantes da e21 -, e Luiza Perufo, e coordenado pela professora Paola Zanchi. A premiação será entregue em São Paulo em 7 de novembro.

A docente explica que o plano foi levar a marca, que tem um perfil tradicional, para o universo gamer. "A ideia do reposicionamento foi ir na contramão do que normalmente é feito. Como o público gamer no Brasil é gigante, pensamos que a Nescafé precisava dar 'play' nesse mercado." O objetivo foi atingir o público mais jovem, abaixo de 35 anos, que vem sendo perdido pela marca. A proposta da equipe se baseou no fato de que os consumidores de jogos se engajam com organizações que fazem parte de seu universo. 

A estratégia criativa então apoia e impulsiona essa comunidade, mostrando que, 'com Nescafé, você está sempre pronto pro jogo'. A intenção é realizar uma campanha 360, com um filme institucional na TV, mídia Out of Home (OOH) interativo e multissensorial e uma forte presença digital. Ações com influenciadores do universo gamer, parceria com a Twitch e um jogo mobile para estar no top 1 da App Store e da Play Store em 2024 também são sugestões. 

Colegas da e21

Luíza, que conheceu os colegas na ação, destaca que foi uma experiência perfeita de trabalho em equipe. "Acho que o fator-chave de sucesso foi entender o que cada um poderia agregar de melhor e organizar em cima disso. Eu realizei a parte de design visual e, mesmo não conhecendo anteriormente os outros colegas, do grupo, a comunicação foi 100%", ressalta, ao lembrar que o projeto foi feito de forma remota, sem que eles se encontrassem presencialmente.

Nesse sentido, Leonardo complementa que um fator-chave para o sucesso foi o entrosamento obtido no dia a dia da e21. "Então, acompanhados da Luiza, que é uma baita designer, fechamos o grupo ideal. E ano que vem tem de novo." Para Lucas, a experiência foi "incrível". "Essa parceria de sucesso se dá pela montagem do grupo, temos dois bons redatores, com experiência em grandes campanhas, uma designer qualificada e eu com experiência em atender grandes clientes na e21", relata, ao destacar também a amizade entre os participantes, que contribuiu para a sintonia de ideias. 

Dimmy lembra que no ano passado, ele já havia sido finalista com Leonardo. "Então chegar na final novamente, por si só, já foi um reconhecimento e tanto. Mas trazer o prêmio para a ESPM POA, que sempre nos apoia e nos incentiva, é muito significante. Falo isso pessoal e profissionalmente: ganhar o Effie é o início de uma trajetória que não vai acabar tão cedo."

Comentários