Assessoria de imprensa é coisa do passado? Não na era digital

Por Fabiane Madeira, para Coletiva.net

Fabiane Madeira - Crédito: Divulgação

Vivemos em meio a um fluxo incessante de informações digitais: sites, blogs, redes sociais, aplicativos de troca de mensagem... tudo isso em crescimento exponencial, afinal, surgem novos canais, ferramentas e tecnologias todos os dias. Nesse mundo dominado pelas redes sociais e excesso de informações (muitas delas de qualidade duvidosa), a assessoria de imprensa emerge como uma ferramenta crucial para o sucesso e a construção de reputação de uma marca.

Mais do que nunca, a capacidade de gerenciar e moldar de forma intencional a narrativa em torno de uma empresa, seus produtos e serviços, é essencial. É aí que a assessoria de imprensa - que chegou a ser dada como ultrapassada - volta a se tornar peça-chave na estratégia de comunicação de qualquer organização. Destaco três pontos que reforçam essa percepção:

Visibilidade e Credibilidade: As marcas precisam ser vistas e lembradas de forma positiva para que possam se tornar elegíveis para os diversos atores que se relacionam com elas. Em um cenário onde a atenção do consumidor é disputada por inúmeras fontes de informação, estar presente na mídia é um diferencial estratégico e gera reputação positiva. A exposição estratégica e alinhada aos objetivos de negócio, em veículos de qualidade não apenas amplifica a visibilidade, mas também confere credibilidade à marca.

Gestão de Crises: Em um contexto em que a dúvida não é 'se' mas quando a marca irá passar por uma crise, ter uma espécie de estoque de notícias positivas ajuda a criar boa vontade dos stakeholders para com a marca. A assessoria de imprensa, quando feita pelo viés da gestão da reputação, ajuda a criar esse estoque de forma mais consistente do que outras estratégias. Além disso, uma assessoria eficaz não apenas identifica de forma antecipada potenciais crises, mas também se prepara para reagir a elas e identificar e gerenciar possíveis danos. A capacidade de responder rapidamente, fornecer informações transparentes e controlar a narrativa é fundamental para minimizar o impacto negativo em uma marca.

Engajamento com Stakeholders: As marcas não existem de forma isolada, elas operam em um ecossistema complexo de stakeholders, como clientes, colaboradores atuais, futuros colaboradores, fornecedores e parceiros, entre outros. O trabalho de uma boa assessoria contribui para a comunicação eficaz com esses grupos, garantindo que a mensagem divulgada da marca seja consistente e alinhada ao propósito, valores e objetivos organizacionais.

Nesse mundo saturado de informações, o trabalho estratégico de assessoria de imprensa não pode mais ser esquecido pelos gestores das marcas. Ela precisa fazer parte do planejamento de marketing, deve contribuir para os objetivos de negócio da empresa e vai além do simples envio de comunicados à imprensa; ela envolve a criação de narrativas envolventes e a utilização de diferentes canais para atingir públicos diversos. A habilidade de gerenciar essas narrativas pode ser um diferencial competitivo que pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma marca.

Fabiane Madeira é empresária e jornalista especializada em Gestão de Reputação e Gerenciamento de Crise; CEO da Éfe Reputação de Marcas Fortes