Marketing Digital Obeso e Sem Propósito

Por Larissa Moraes, para Coletiva.net

Larissa Moraes - Crédito: Arquivo pessoal

Esqueça as trends. Esqueça a IA. Ouso dizer, esqueça o Instagram.
Sabe qual o maior problema no marketing atual?

Todas as empresárias ou aspirantes a empresárias que chegam até mim, sempre dizem que precisam organizar o Instagram porque não estão vendendo bem. Eu disse: Todas!

Isso acontece principalmente nos últimos 2 anos, onde o marketing está mais sofisticado e as pessoas com muito mais consciência de conteúdo e compra. Então, o jogo é outro no digital.

Claro que, muitas vezes, quando vou analisar o perfil delas, ele realmente não está passando a mensagem certa, nem atraindo o cliente certo, pois há divergência entre o que a empresária gostaria e o que está atraindo com a comunicação atual.

O mercado exige mais do que um Instagram arrumadinho para você ter sucesso. Ele é parte de um contexto maior chamado Estratégia de Marketing. E o Marketing é que gera as vendas. Ele é um grande guarda-chuvas que abriga pontos importantes abaixo dele, incluindo o Instagram como ferramenta.

Quando você está limitada ao Instagram, mas seu negócio não é digital - o que quero dizer aqui é que você não sobrevive do mercado digital única e exclusivamente - a tendência é afundar o barco.

E afunda por dois motivos:

- você deixou de se conectar com o seu negócio e com o seu servir e quer, a todo custo, ter mais seguidores e mais likes, contando que isso é o certo, mas a verdade é que você está perdida;

- você está colocando energia no que, digamos, é superficial, e esqueceu o seu propósito e que precisa de vendas para cumprir com ele - e não de likes.

E, então, qual é o maior problema no marketing atual?

Um marketing digital obeso de conteúdo repetitivo com pessoas e empresas depositando todos os seus recursos nas redes sociais.

"Mas, Lari, está errado usar as redes então?"

Claro que não está errado e você deve usar. Inclusive, anunciar nas redes é mais barato que um outdoor nas ruas da sua cidade, e lhe dá mais visibilidade.

O problema é que a maioria está achando que as redes vão salvar o seu negócio, mas esquecem seu propósito, a estratégia do negócio e de fazer vendas.

Tudo está conectado.

Eu sou a Larissa Moraes, Mentora e Conselheira de Empresárias, e lhe garanto: 

O Instagram não é e nunca será a salvação da lavoura. No caso, a salvação do seu negócio.

Com mais de vinte anos no mercado empresarial e com atuação, também, no meio acadêmico, a experiência prova que você precisa estar alinhada ao seu propósito, com clareza dos objetivos e um plano de marketing potente, porém flexível e adaptável, onde você governa a estratégia para fazer seu negócio prosperar ainda mais!

Larissa Moraes é mentora, conselheira e terapeuta de empresárias

Comentários