Posicionamento no digital: que imagem você transmite para o seu público?

Por Larissa Moraes, para Coletiva.net

Larissa Moraes - Crédito: Arquivo pessoal

Não sei você, mas eu venho de um tempo em que desenvolvimento de marcas e negócios era bem delicado. Eu acredito que ainda continua delicado pela diversidade de informação que você encontra sobre o assunto e como ele se desenvolve dentro dos negócios. Isso porque ainda é um assunto pouco valorizado pelas empresas, assim como quando falamos em imagem pessoal. 

E por que falo sobre posicionamento? Porque ele fornece o que você mais precisa perante ao público, que é a criação de uma imagem. Muitas pessoas acreditam que o posicionamento acontece dentro da empresa, o que não é verdade. Ele acontece dentro do cliente. É dentro da cabeça do cliente que o posicionamento acontece.

Claro que a empresária precisa ser estratégica para passar a mensagem pretendida e alinhada com o posicionamento que deseja criar, com o "como quero ser lembrada pelos clientes".

Agora chegamos em um ponto que julgo ser bem interessante, sobre o que as mídias digitais proporcionam. Eu sempre gostei de comparar o online com o off-line. Porque, na verdade, as redes sociais são uma vitrine, como se fosse uma loja. Então, as pessoas passam ali pelo teu feed como se elas estivessem passando na frente da sua loja. 

E quando falamos sobre posicionamento, não se trata somente do que você deseja transmitir. É muito mais sobre como as pessoas estão vendo sua vitrine, o seu negócio. Se você não conseguir alinhar o que quer passar com o que as pessoas entendem, existe um gap na sua comunicação, isto é, no seu posicionamento.

Está claro até aqui? 

Então vamos seguir...

Assim como um lugar físico, na rede social as pessoas têm um lugar para transmitirem a sua imagem. E ali elas também fortalecem a mesma por meio daquilo que postam.

Assim, é preciso olhar para como as pessoas veem o seu negócio, os seus produtos, a sua imagem e etc. 

Você sabe como as pessoas percebem a sua marca? A sua empresa?

Quando alguém pede ajuda para você indicar uma loja, de imediato você já vai pensar em uma que é a sua referência, certo? E porque você tem essa preferência? Já parou para pensar? 

Respondo: Justamente por ter vários pontos que são importantes para você e fazem você lembrar dela, como por exemplo, ser a mais barata, a melhor em um determinado ramo, localização, variedade de produtos, atendimento, referência em algo... existem diversos critérios de conexão que estabelecem essa referência.

É por alguma referência como essa que você e seu negócio são lembrados.

A gestão de imagem e da sua comunicação é sobre isso: o posicionamento. 

É tudo o que diz respeito a você, o comportamento, a sua postura, o modo de falar, o seu vestir e sua aparência. Tudo vai construindo o nosso posicionamento. Então, quando falamos sobre isso, que referência você é?

O posicionamento precisa trazer autenticidade, uma autoridade que é só sua. 

Se você quer ser referência em sua área, você precisa pensar em como vai se vestir, como deve estar a sua imagem para o público, como você está comunicando isso através da sua imagem. Tem que ter uma coerência entre o que você quer transmitir e no que você quer ser referência, para você se posicionar dessa forma.

O posicionamento no digital, para nós empreendedoras, precisa refletir o que somos no mundo físico. 

Quem você é quando é só você ali? Tudo vai comunicar, nada do que está aqui sendo mostrado por mim, por você e por vários outros profissionais, é sem intenção, sem estratégia. E tudo tem um significado.

A não ser que a pessoa não tenha tido contato com essa informação de que tudo comunica. Mesmo quando a pessoa não abre a boca, ela está falando alguma coisa, ela está comunicando e vai existir, sim, uma ideia sobre aquilo que ela está transmitindo.

E você, já sabe o que está transmitindo?

Eu sou a Larissa Moraes, Empresária, Mentora e Conselheira de Empresárias, há 20 anos no mercado.

Larissa Moraes é mentora, conselheira e terapeuta de empresárias ([email protected])

Comentários