Bem-vindo ao caos de Porto Alegre no retorno das férias de verão

Acostume-se novamente às filas imensas nos caixas dos supermercados nos finais de semana e em horários de grande movimento. Habitue-se a reclamar menos toda …

Acostume-se novamente às filas imensas nos caixas dos supermercados nos finais de semana e em horários de grande movimento. Habitue-se a reclamar menos toda vez que o horário de espera para atendimento no banco demorar mais do que os 15 minutos, previstos pela lei.  Acalme-se se tiver que aguardar muito tempo para encontrar um lugar vago em restaurante ou bar nos sábados, domingos e para o happy no meio da semana. E, por favor, não esconjure a mãe do próximo, do motorista do ônibus, táxi ou lotação, e nem mesmo as autoridades municipais pela falta total de planejamento viário toda vez que você ficar preso nos engarrafamentos de todos os dias.
Apenas aceite a situação sem resistência. Prepare-se para os sofrimentos seus e dos outros. Mantenha a paciência e não destrate todos que, a partir de agora, irão atravancar o seu caminho, porque como já disse o poeta Mario Quintana: eles passarão. Ou no mínimo, os próximos dez meses do calendário poderão ter um ritmo mais rápido e logo, logo também passarão.  Quando tudo voltará a ser paz, harmonia, tranquilidade, cidade vazia e estabelecimentos comerciais, bancários e de lazer sem filas.
No momento, sinto informar, mas não há muito a fazer. Somente a velha e boa resignação. Bem-vindo ao caos de Porto Alegre no retorno das férias de verão. Seja de novo bem-vindo ao inferno da capital gaúcha nos meses iniciais de retomada de vida útil e produtiva na cidade, com congestionamentos em vários horários nas ruas principais, com multidão irritada nas filas dos bancos, com clientes com pressa nos supermercados, com o mau humor dos moradores que não aguentam mais o crescimento desenfreado de Porto Alegre sem políticas que sustentem e abriguem esta explosão demográfica.
Bom retorno à cidade engarrafada, congestionada, atrapalhada, enfileirada, gripada, irritada, nervosa, com temperamento instável e cheia de manias. Boa retomada de doses de paciência nas horas de espera onde quer que você esteja. Bom humor para enfrentar as encrencas do trânsito de Porto Alegre às 8h, às 9h, às 12h, às 18h e às 19h. Muita calma quando o ônibus atrasar, o lotação passar cheio e os táxis sumirem de circulação. Muito relaxamento para não dizer palavrões e impropérios aos moradores da cidade quando esta se apresentar pequena para seus habitantes.
O lado bom de exercitar a resignação, a paciência, a tranquilidade, a quietude e a serenidade é pensar que em 2016 teremos mais dois meses de cidade calma. Sem engarrafamentos, desvios no trânsito, filas em bancos, lojas e nos supermercados, lotação esgotada nos cinemas. Sem nervosismo e atropelos. Até lá, basta conjugar o verbo esperar.

Autor
Márcia Fernanda Peçanha Martins é jornalista, formada pela Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), militante de movimentos sociais e feminista. Trabalhou no Jornal do Comércio, onde iniciou sua carreira profissional, e teve passagens por Zero Hora, Correio do Povo, na reportagem das editorias de Economia e Geral, e em assessorias de Comunicação Social empresariais e governamentais. Escritora, com poesias publicadas em diversas antologias, ex-diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) e presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre (COMDIM/POA) na gestão 2019/2021. E-mail para contato: [email protected]

Comentários