Parabéns a quem faz notícia sobre quem faz notícia

Por Renato Dornelles

O tempo voa. Sei que a frase é mais do que um clichê, mas não há como evitá-la diante do 25º aniversário de Coletiva.net. Outro chavão: "parece que foi ontem". Mas, mesmo com o sentimento de que os anos passaram muito rápido, a sensação é de que o portal já deu várias voltas em torno de tudo o que diz respeito a comunicação e marketing por essas bandas.   

Minha ligação com Coletiva.net é antiga, já tendo sido notícia diversas vezes. Em uma delas, bem marcante, fui "perfilado" em 2018 pela jovem Júlia Fernandes, que me definiu como "três em um", ao abordar minhas trajetórias como jornalista, escritor e documentarista.

Marcante também foi no ano seguinte quando o Carlos Redel, minutos após eu ser desligado do quadro de funcionários da RBS, no momento em que eu ainda deixava o prédio da Avenida Ipiranga, me ligou para me entrevistar a respeito. Antes de responder a ele, pensei comigo: "poxa, são rápidos e bem informados". Minutos depois, o texto sobre a minha demissão viralizava nas redes.

Sou grato ao Coletiva.net também por ter acompanhado toda a minha trajetória no audiovisual, até aqui. E por falar em audiovisual, tive a honra e o privilégio de ser o entrevistado no programa de estreia do "Memórias RS", em Coletiva.tv, com a Márcia Dihl como entrevistadora, me fazendo resgatar o trabalho da imprensa na famosa fuga de Melara e cia, que neste ano completa 30 anos.

Agora, desde o ano passado, atendendo a convite do diretor comercial Iraguassu Farias, passei a fazer parte do time de colunistas do portal. Enfim, tenho uma ligação forte e de gratidão com Coletiva.net, a quem parabenizo com a convicção de que serão muitos os jubileus a serem comemorados.   

Autor
Jornalista, escritor, roteirista, produtor, sócio-diretor da editora/produtora Falange Produções, é formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (1986), com especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Estácio de Sá (2021). No Jornalismo, durante 33 anos atuou como repórter, editor e colunista, tendo recebido cerca de 40 prêmios. No Audiovisual, nos últimos 10 anos atuou em funções de codireção, roteiro e produção. Codirigiu e roteirizou os premiados documentários em longa-metragem 'Central - O Poder das Facções no Maior Presídio do Brasil' e 'Olha Pra Elas', e as séries de TV documentais 'Retratos do Cárcere' e 'Violadas e Segregadas'. Na Literatura, é autor dos livros 'Falange Gaúcha', 'A Cor da Esperança' e, em parceria com Tatiana Sager, 'Paz nas Prisões, Guerra nas Ruas'. E-mail para contato: [email protected]

Comentários