Cinco perguntas para Júlia Alves

Jornalista assumirá em breve a coluna Rede Social, de Zero Hora

Crédito: Vini Dalla Rosa
1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?
Nasci e cresci em Porto Alegre. Tenho 25 anos, estudei no mesmo colégio a vida inteira e me formei jornalista pela PUCRS. Foi a melhor desculpa que encontrei para fazer aquilo que mais gosto: colecionar histórias. Fiz intercâmbio na Austrália porque sonhava morar perto do mar e aprender inglês. Na volta, entrei para o Grupo RBS como estagiária da Comunicação Corporativa. Um ano depois, fui contratada como assistente de Zero Hora e, quando o relógio marcou a meia-noite do dia 4 de novembro de 2013, coloquei a Rede Social no ar, ao lado da Fernanda Pandolfi.
Amo escrever e tirar fotos. Acredito que o bloco de anotações e o celular com gravador e câmera são grandes companheiros na aventura que é trabalhar em redação. Luxo pra mim é poder ser quem sou, independentemente do ambiente que estou inserida. Tempo com a família e os amigos ainda são prioridades. Curiosa, dizia que iria cursar muitas faculdades diferentes - uma em cada país. Sou "heavy user" (super consumidora) de mídias sociais e me sinto em casa na rua. Um dia vou completar uma maratona.
2 - O que a levou a escolher o Jornalismo?
Escolhi Jornalismo quando uma amiga, que estava no primeiro semestre da faculdade, me levou para acompanhar uma pauta que seria publicada no jornal da Famecos. Fomos ao Caminho dos Antiquários, no Centro de Porto Alegre. A gente precisava conhecer as pessoas que trabalhavam ali e eu tinha tantas perguntas. Lembro que adorei ter a oportunidade de puxar conversa com aqueles desconhecidos. Ali, descobri que queria ser repórter.
3 - O que todo jornalista precisa saber?
Escutar. Não atropelar. Até o silêncio nos diz algo. Precisa saber cultivar boas fontes e entender a importância da precisão na hora de apurar os fatos. Saber que texto chato cansa o leitor. Aprendi com o Leonam (Marques), nos tempos de Famecos, que treinar o olhar para reconhecer as grandes histórias deve ser um exercício diário.
4 - Quais são os desafios ao assumir a coluna Rede Social?
O desafio é imprimir as minhas percepções em um espaço consolidado de conteúdo. Descobrir coisas. Trazer material exclusivo com olhar atento aos bastidores da notícia, conseguir boas entrevistas, antecipar fatos e tendências e colocar o holofote em quem realiza iniciativas que inspiram. Conversar ainda mais com o leitor, surpreender com pautas legais e indicar programas interessantes para as horas de lazer.
5 - Quais são os planos para os próximos cinco anos?
Dar continuidade ao trabalho já realizado e criar novos produtos com a marca Rede Social. Fazer um MBA, carimbar mais páginas do passaporte e ser feliz na redação.

Comentários