Jornalistas lamentam falta de motivação do eleitor sobre eleições

André Machado e Rosane de Oliveira foram os convidados do Tá na Mesa desta quarta-feira, na Federasul

Breier, Rosane, Simone Leite, presidente da Federasul, Elis e André Machado - Itamar Aguiar

Os jornalistas André Machado, da Band, e Rosane de Oliveira, da RBS, participaram do Tá na Mesa desta quarta-feira, 8, na sede da Federasul, junto com a cientista política e colunista do portal Coletiva.net Elis Radmann e o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier. Na reunião-almoço, o trio defendeu que a sociedade deve ter consciência sobre a escolha dos candidatos e lamentou a falta de motivação por parte dos eleitores sobre as eleições. Os convidados discutiram sobre o 'Cenário político gaúcho e nacional'.

Breier mencionou que os cidadãos devem dar credibilidade ao seu direito de voto e defendeu que a eleição não pode ser usada como uma forma de protesto, sofrendo com toda a carga negativa da crise política atual. Para isso, a OAB lançou a campanha 'Vote Consciente', a fim de incentivar o voto responsável e válido em toda a sociedade. Segundo dados do Instituto Pesquisas de Opinião - IPO, de Elis, 2/3 da sociedade estão contra o sistema e 48,9% dos gaúchos acreditam que nada mudará com as eleições de outubro. "O eleitor está descrente, sem representação. É preciso mudar a forma de se fazer política para reconquistar esses cidadãos. A sociedade quer menos propostas e mais soluções objetivas, menos política e mais empatia", destacou a cientista política.

André Machado, por outro lado, disse acreditar que, apesar deste cenário, a política é o único caminho para transformar a sociedade. "Principalmente a partir do Congresso Nacional, que é onde vão determinar essas mudanças." Rosane compartilhou desta ideia e falou que bons nomes concorrem para deputado federal. "Precisamos valorizar o voto legislativo. Eleger um bom Senado e defender esses deputados que querem fazer a diferença", concluiu.

Comentários