Simulação de conflito encerra segundo dia de curso para jornalistas

Alunos de Jornalismo estiveram no Regimento Osório e fizeram prática de primeiros socorros

Estudantes simulam atendimento de primeiros socorros em zona de conflito - Divulgação/Coletiva.net

Encerrando o ciclo de palestras do segundo dia do Estágio Correspondente de Assuntos Militares (Ecam), promovido pelo Comando Militar do Sul (CMS), o jornalista Fábio Almeida, repórter secreto do Fantástico, ministrou uma preleção após o almoço. Na sequência, os estudantes conheceram o espaço do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda - Regimento Osório (Rua Dr. Salvador França, 201), em Porto Alegre, onde participaram de experiência de primeiros socorros em área de conflito.

O jornalista, que atua também no Grupo de Investigação (GDI), de GaúchaZH, contou sobre sua atuação como repórter secreto. Almeida relatou algumas de suas experiências, entre elas uma reportagem sobre 'nazistas sulinos' - série de matérias produzidas com Cid Martins, em 2006. "A gente estava infiltrado no grupo pelas redes sociais. Quando vimos algumas situações mais críticas, avisamos as autoridades", relatou.

Ele lembrou, em conversa com a equipe de Coletiva.net, que participa do curso, o momento que resolveu abrir mão de associar seus trabalhos à sua imagem, e destacou que priorizou a qualidade das pautas. "Foi no momento em que vi que estava atrapalhando. Percebi que, descolando minha imagem do meu trabalho, eu poderia produzir um conteúdo melhor", concluiu.

Depois, o comandante do CMS, general Antônio Miotto, agradeceu a participação dos estudantes e disse que esta "é a oportunidade que vocês conheçam nosso trabalho e nós conheçamos o de vocês. Vocês são multiplicadores". Os presentes receberam treinamento de atendimentos pré-hospitalares (APH) com prática surpresa em zona de bombardeio. Ruídos de bomba, fumaça e simulação de atendimento a soldado ferido complementaram a atividade.

No encerramento do dia, militares fizeram demonstração do adestramento de cães e cavalaria e os estudantes puderam entrar em tanques para acompanhar simulação de enfrentamento de manifestantes que acabam em conflito. Nesta quinta-feira, 26, os alunos serão levados até o 19º Batalhão de Infantaria Motorizada, em São Leopoldo, para acompanhar a progressão de um Grupo de Combate em situação de alto risco.

Leia mais:

Humberto Trezzi, Roberta Salinet e Vanessa Pires palestram em curso de correspondente

História da cobertura de guerra é pauta no primeiro dia do curso de correspondente

Comentários