Site faz mapeamento de veículos de mídia brasileiros

Projeto é do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo e recebe dados até 15 deste mês

Reprodução

Publicado pela primeira vez em novembro do ano passado, o Atlas da Notícia, uma iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) e desenvolvido com o Volt Data Lab - agência independente de Jornalismo de dados -, mapeia veículos produtores de notícias. O projeto, que tem apoio do Facebook e parceria institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), recebe informações para a publicação deste ano até o sábado, 15.

A plataforma reúne veículos impressos e digitais que têm periodicidade diária, semanal ou quinzenal e tratem do interesse público. O foco é em empresas que produzam conteúdo sobre prefeituras, câmaras municipais e temas como Educação, Segurança, Mobilidade, Meio Ambiente e contas públicas. Para fazer o registro na base de dados, é preciso acessar o site, no qual o preenchimento é dividido em quatro seções: nome e informações básicas, segmentos e características, localização e contatos e links.

O Atlas é baseado na estimativa de veículos de notícia no Brasil, seja por meio de averiguação própria ou com colaboração de terceiros. A metodologia foi inspirada no America's Growing News Desert, da revista Columbia Journalism Review, dos Estados Unidos, o qual esquematizou a presença de jornais em meio às mudanças no modelo de negócio que levaram o fechamento de empresas.

Comentários