Professor da Famecos discute segunda tela com núcleo da Globo

Fábio Canatta apresenta suas pesquisas ao departamento de mídias sociais da emissora

O jornalista e professor da Faculdade de Comunicação Social da PUC (Famecos) Fábio Canatta foi convidado para apresentar seus estudos sobre segunda tela ao núcleo de Mídias Sociais da Rede Globo, nesta sexta-feira, 27, no Rio de Janeiro. Canatta falará sobre a influência das redes sociais na perspectiva da televisão, tema que fez parte de sua dissertação de mestrado. Como aponta o professor, hoje o público está habituado a acompanhar programas de TV ao mesmo tempo em que navega na internet.
Segundo o jornalista, a segunda tela pode ser qualquer dispositivo móvel, como tablets, celulares ou notebooks, desde que utilizados enquanto o telespectador assiste TV. Atualmente, de acordo com pesquisa do Ibope, 70% dos usuários que utilizam os meios simultaneamente afirmam que a internet serve como ferramenta para buscar mais informações sobre o que está sendo exibido na televisão. "O Twitter, através da segunda tela, traz uma medição instantânea qualitativa sobre o telespectador, que emite opinião e se encaixa em um determinado perfil", afirma o professor.
Para ele, a televisão acaba sendo uma âncora que reúne quem está falando sobre o mesmo assunto. "A grade de programação ainda orienta as pessoas." Apesar do panorama, o professor destaca que ainda há uma despreocupação por parte das emissoras no que se refere ao assunto. "Os veículos que investem na segunda tela ainda são exceções", conclui Canatta.

Canatta falará sobre a influência das redes sociais na perspectiva da televisão | Crédito: Helena Rocha

Canatta falará sobre a influência das redes sociais na perspectiva da televisão | Crédito: Helena Rocha


Comentários