Acordo com veículos coloca reportagens no feed do Facebook

Empresas como New York Times e National Geographic deixarão de postar links para publicar conteúdo diretamente na rede social

O Facebook anunciou nesta quarta-feira, 13, uma parceria com empresas de mídia para publicação de reportagens e artigos diretamente na plataforma da rede social, em vez de postar links. O programa, chamado Instant Articles, já tem a adesão de veículos como New York Times, National Geographic, BuzzFeed, NBC News, The Atlantic, The Guardian, BBC, Spiegel e Bild, e promete mudar a forma como leitores acessam notícias, em um momento de crise na indústria do jornalismo internacional.
Pelo acordo, as empresas passarão a publicar seus conteúdos no Facebook. As organizações parceiras também poderão fazer anúncios na plataforma, recebendo 100% do valor, e receberão metade dos lucros dos anúncios feitos pelo Facebook na página do artigo, segundo a revista Época. A iniciativa reforça a busca do Facebook por formas de manter os usuários em sua plataforma, evitando que eles deixem a rede social ao clicar em um link externo.
Em texto de apresentação da nova ferramenta, o Facebook explica que o Instant Articles deve melhorar a experiência dos leitores de plataformas móveis, pois as matérias abrem com mais rapidez - até dez vezes mais rápido do que o link tradicional. "Fundamentalmente, essa ferramenta permite que editores entreguem uma experiência melhor para os seus leitores no Facebook", disse o chefe de produtos da empresa, Chris Cox.
A primeira reportagem publicada no Instant Articles é da revista National Geographic, Quest for a superbee. Ela já está disponível para usuários de iPhone que atualizaram o aplicativo do Facebook, e deve ser disponibilizada para Android em breve. Quem acessar a página de outro dispositivo, como de um computador desktop, verá o conteúdo da forma antiga.

Instant Articles | Crédito: Divulgação/Facebook

Instant Articles | Crédito: Divulgação/Facebook


Comentários