Congresso de Marketing discute estratégias para tempos nebulosos

Consultor de negócios Francisco Valim comandou a primeira palestra do evento

Francisco Valim
Consultor de negócios, Francisco Valim ministrou a palestra de abertura do Congresso de Marketing da ADVB, no Teatro do Bourbon Country. Com uma alusão à tempestade perfeita, o executivo, que já esteve à frente de companhias como Oi, NET, Serasa Experian e Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia), começou seu discurso defendendo que o País já viveu cenários mais nebulosos. Para tempos como esse, afirmou que utiliza a "estratégia de Noé". "Se a gente está na arca não importa o quanto chova, mas como faço para estar na arca? Não existe uma regra, mas três coisas são importantes: estratégia vencedora, execução e gente engajada" ressaltou.
Ao longo da apresentação, Valim apresentou exemplos vivenciados por ele nas empresas que passou. Afirmou que um erro está em manter as mesmas atitudes, acreditando que terão resultados diferentes. "As empresas têm feito a mesma coisa enquanto a temperatura vai subindo e não percebem que aquela estratégia não vai dar certo", pontuou. Alternando a sua fala a cenas de um filme, frisou que as organizações não podem estar sujeitas a "tempestades" como os personagens. Valim argumentou que é fácil acertar o que vai acontecer, o difícil é saber quando vai acontecer. uma estratégia vencedora, segundo ele, deve estar alinhada com stakeholders. "Não existe um oráculo, a coletividade das pessoas envolvidas que é que consegue produzir resultado." Também destacou a facilidade em acumular conhecimento na atualidade, como o Big data, e defendeu que decisões devem ser baseadas nessas informações de mercado.
Definir prioridades, disse o executivo, é tão importante quanto decidir o que não fazer. "Se as empresas de vocês não têm uma lista do que não fazer, significa que estão perdendo tempo discutindo coisas que nunca vão ser implementadas", enfatizou. A relevância de não esquecer do marketing e vendas também foi ressaltad por ele. "Quando cheguei na NET, minha primeira decisão foi fazer marketing. Se a gente para de vender, a gente morre", analisou. Por fim, uma das dicas que deixou foi: na dúvida, acelere. "Acelere projetos que você já testou e sabe que dão resultado. É importante acelerar na crise porque é quando os outros desaceleram."

Comentários