Debate entre jornalistas e suas experiências marca Em Pauta ZH

Durante o encontro, ocorreu o pré-lançamento das ações do Grupo RBS que visam ao seu compromisso com o jornalismo

Larissa Roso, Eduardo Gabardo, Carlos Rollsing, Letícia Duarte, Jonas Campos e Marcelo Rech  |Crédito: Lauro Alves/Agência RBS
O papel do jornalismo e as experiências profissionais vividas por repórteres do Grupo RBS foram tema de mais um Em Pauta ZH. A quinta edição, que ocorreu na noite desta terça-feira, 10, nas dependências da empresa, foi marcada por um debate entre jornalistas de diferentes mídias - TV, impresso e rádio -, que contaram suas vivências enquanto profissionais da área.
Na presença de quase 100 pessoas, entre jornalistas do grupo, de outras empresas, professores e universitários de Jornalismo, o presidente executivo do Grupo RBS, Duda Melzer, realizou a abertura e apresentou aos convidados a campanha "Informar para Transformar", com ações da instituição que visam ao seu compromisso com o jornalismo. "Nós estamos aqui para reafirmar nosso compromisso histórico da empresa, debatendo um jornalismo com o compromisso do desenvolvimento e do conhecimento", enfatizou Duda.
Após a abertura do encontro, o diretor-executivo de Jornalismo da RBS, Marcelo Rech, fez a mediação do debate que envolveu cinco jornalistas da organização: Letícia Duarte, Larissa Roso e Carlos Rollsing, de Zero Hora, Jonas Campos, da RBS TV, e Eduardo Gabardo, da Rádio Gaúcha. Cada um trouxe uma experiência marcante na profissão. Reportagens como "Últimos Desejos", de Larissa Roso; "Refugiados, uma história", de Letícia Duarte; "Coronéis do Futebol", de Eduardo Gabardo; e "Inferno na Terra Prometida", de Carlos Rollsing, além das vivências profissionais de Jonas Campos, foram lembradas durante o evento.
Após as apresentações de cada repórter, o público também participou por meio de perguntas. O tempo de elaboração de cada reportagem, bem como o distanciamento entre repórter e fonte, e como lidar com a participação ativa dos leitores por meio da internet foram questões levantadas. Apontada por Marcelo Rech como uma pergunta relevante, uma questão sobre como o jornalista se sente quando é a pauta foi respondida por Letícia Duarte e Eduardo Gabardo como sendo difícil, mas importante, do ponto de vista profissional, pois, "dessa forma, é possível enxergar os dois lados da profissão", disse Letícia.
O próximo Em Pauta ZH está marcado para o dia 30 deste mês e terá como convidada a jornalista Adriana Carranca, que atua no blog Adriana Carranca, do jornal O Estado de S. Paulo e tem uma coluna semanal no jornal O Globo.

Comentários