Agência gaúcha traz tendência de evento da Apple

Workshop sobre futuro da TV aconteceu na última terça-feira, em Nova York

Registro de Pedro Kummel durante evento Apple TV Tech Talks | Divulgação
O head de Design da agência gaúcha Queen Mob, Pedro Kummel, participou, na última terça-feira, 12, do Apple TV Tech Talks, workshop tecnológico realizado pela Apple, em Nova York. A empresa gaúcha foi escolhida para participar do evento que conta apenas com profissionais selecionados por inscrição e desempenho na store.
Segundo Kummel, os conteúdos abordados por Mike Stern, User Experience Evangelist da Apple, que conduziu as apresentações, mostram os caminhos a serem trilhados para a construção de uma nova relação entre TV e telespectador.
O profissional da Queen Mob selecionou alguns tópicos que foram abordados durante as apresentações. Um deles é a possibilidade de personalizar a programação da TV. Kummel explica que o objetivo da Apple TV é possibilitar que o público programe o uso da TV de acordo com suas preferências e interesses, diferentemente da TV com vários canais desinteressantes e interrupções com comerciais.
Outro destaque ficou por conta do que é chamado de "authentication/login", ou seja, oposto ao smartphone, uma única Apple TV é utilizada por diversas pessoas, por isso cada usuário tem uma conta customizada de acordo com suas preferências, o que já existe no Netflix. "On Demand Resources App" também foi mencionado pelo profissional da Queen Mob. "Essa é a possibilidade de fazer download de um aplicativo sem a necessidade de baixar todo o conteúdo, pois o restante carrega conforme a aplicação é utilizada". Como exemplo, ele citou os apps de jogos, que têm introdução, menu e um nível. Os demais níveis são baixados conforme a pessoa passa de fase.
O head de Design ainda falou sobre a importância que a Apple dá para a qualidade da experiência que ela proporciona para seus usuários, o que se reflete também na Apple TV, onde toda a experiência com navegação deve ser simples e intuitiva. Para o desenvolvimento de aplicativos, templates padronizados devem ajudar a manter a consistência de linguagem e marcação entre os apps. "A ideia é permitir que os usuários se acostumem com as navegações similares sem se perderem no processo de pesquisa e interação", explicou.
Para Kummel, muitas coisas ainda precisam ser testadas e aprimoradas neste novo ambiente da Apple. "O certo é que surge aí mais um canal cheio de possibilidades para marcas, produtores de conteúdo e é claro, o público", afirmou em entrevista ao Coletiva.net.

Comentários