Audiência no MPT discute proteção aos jornalistas

Ministério quer desenvolver medidas que atendam às necessidades de treinamento para atuação em situações de risco

Nesta segunda-feira, 15, uma audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT) reuniu membros do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) e de sindicatos que representam empresas de comunicação do Estado. Na ocasião, os presentes foram questionados a respeito da postura que adotam para proteger a integridade física dos jornalistas gaúchos.
Com o encontro, o MPT pretende criar medidas que atendam às necessidades de treinamento para atuação em situações de risco, para zelar pela proteção dos profissionais jornalistas. Na reunião, o Sindjors informou as iniciativas já adotadas pela entidade, como o curso para profissionais de imprensa, realizado em 2014 através de parceria com a Brigada Militar, por exemplo.
De acordo com informativo publicado no portal do Sindicato, ainda em 2014, a pauta de reivindicações da Campanha de Negociação Coletiva dos jornalistas contava com uma cláusula que solicitava às empresas o fornecimento de equipamentos de segurança e proteção para trabalhos externos. Entretanto, devido às negativas por parte da patronal, as negociações deste item não avançaram. O sindicato segue reivindicando o tema, por entender a importância dessa garantia no acordo da categoria.
Na nota, o Sindjors anunciou que voltará a entrar em contato com a Brigada Militar para definir um calendário para realizar novos cursos em Porto Alegre e no Interior.

Comentários