Estudo qualitativo explora efeitos da IA no mercado de Comunicação Corporativa

Ao longo de quatro meses, foram conduzidas rodadas de entrevistas com coordenadores, gerentes e diretores de Comunicação e Marketing de diversas empresas

Estudo é realizado pela agência Virta - Crédito: Banco de imagens/Canva

A agência Virta, em colaboração com o Instituto QualiBest, empresa de pesquisa on-line, apresenta os resultados de um estudo qualitativo, que explora os efeitos da Inteligência Artificial (IA) no mercado de Comunicação Corporativa. Ao longo de quatro meses, foram conduzidas rodadas de entrevistas com coordenadores, gerentes e diretores de Comunicação e Marketing de empresas dos setores de tecnologia, meios de pagamento, alimentação, bancos, entre outros.

Os resultados da pesquisa destacam que os profissionais enfatizam que a eficácia da IA na Comunicação depende consideravelmente das habilidades e discernimento humanos na manipulação dessas ferramentas. Enquanto alguns veem a tecnologia como o futuro da Comunicação, outros a consideram como um teste, que ainda requer ajustes.

Conforme o estudo, um dos principais desafios identificados é a necessidade de lidar com a omnicanalidade e atingir públicos diversos, além de posicionar estrategicamente a área de Comunicação dentro das empresas. Este último aspecto, muitas vezes, é dificultado pela percepção de algumas organizações que encaram o setor como um departamento operacional, subestimando sua relevância estratégica.

Para Paulo Moura, sócio-diretor da Virta, o segmento de Comunicação Corporativa como um todo já vem sendo, há algum tempo, bastante impactado pela digitalização de processos e automações. "Sentimos a necessidade de entender o quanto a adoção dessas plataformas vem sendo percebida por parte das organizações", explica.

Comentários