Exclusivo: "O Rio Grande do Sul está definitivamente no mapa para quem quer fazer Inovação", diz Eduardo Leite

Governador conversou com equipe de Coletiva.net, após apresentar um painel que falava sobre Inovação e Transformação Digital no Estado

Para Eduardo Leite, a importância do South Summit Brazil são as conexões que o evento possibilita - Crédito: Maurício Tonetto/Secom

Na segunda tarde do South Summit Brazil, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), ministrou uma palestra sobre Inovação e Transformação Digital no Estado. Após o painel, o gestor público conversou exclusivamente com a equipe de reportagem de Coletiva.net e avaliou o evento realizado no Cais Mauá, em Porto Alegre, e afirmou que "o Rio Grande do Sul está definitivamente no mapa para quem quer fazer Inovação".

Segundo Leite, a grande importância do South Summit Brazil são as conexões que o encontro possibilita. "Quanto mais o evento vai se consolidando, tornando-se essa referência no cenário nacional e internacional, melhores os contatos ficam", disse. Conforme o gestor público, quanto mais pessoas de fora, de diversas cidades, talentos e aptidões, mais fundos confiam e participam dessas interações, que se tornam cada vez mais "efervescentes" e mais negócios são criados. "O Rio Grande do Sul fica consolidado como referência para a Inovação e para o futuro, mudando a chave do nosso Estado, que sempre olhou para o passado, para a tradição, que é importante, mas não sustenta o projeto de desenvolvimento do futuro", explicou. 

Leite afirmou estar "muito feliz" com o desempenho do South Summit Brazil, ao ver que 24 mil pessoas devem passar pelo evento até esta sexta-feira, 21, quando o encontro encerra-se, e que delegações de diversos países estão participando. Ele também citou as startups que concorrem às centenas de fundos de investimentos, que considera como "muito relevantes". 

Comparação com 2023

Para Eduardo Leite, a principal diferença da edição deste ano para a de 2023 está na estrutura. Conforme o gestor, esta é mais robusta e qualificada. "Estamos enfrentando dificuldades climáticas, inclusive tivemos ventos e chuvas e a estrutura deu conta, então é uma construção reforçada que proporciona mais conforto e melhor experiência para os usuários para que possam sair falando bem daqui, e consequentemente, nos ajudar a trazer mais gente para a próxima edição", finalizou.


O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto do Cais Mauá o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 20 a 22 de março, em Porto Alegre, esta é a terceira edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, há produção de matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais e a gravação de um episódio do 'Fala, mercado', de Coletiva.tv, diretamente do local. A cobertura conta com o apoio da Corsan, do Grupo RBS e da PUCRS/Famecos.

Comentários