Instagram começa punir contas que repostam conteúdos sem autorização

Objetivo da atualização é valorizar perfis que divulgam materiais originais nas recomendações da rede social

O Instagram anunciou, nesta terça-feira, 30, mudanças no algoritmo que permitirão à plataforma punir contas que repostam conteúdos de terceiros sem autorização. O objetivo da atualização é valorizar os perfis que divulgam materiais originais nas recomendações da rede social.

Os principais alvos são as contas agregadoras de conteúdos, aquelas que fazem o download de vídeos e fotos de terceiros e as repassam, fazendo publicações em série sem autorização do criador original. Usuários que realizarem o trabalho mais de 10 vezes em um intervalo de 30 dias serão penalizados.

Os perfis que forem flagrados pelo algoritmo com repostagens acima do limite não serão recomendados no feed principal e na seção Explorar durante 30 dias. Além disso, os conteúdos serão substituídos pelas postagens originais nas recomendações, como forma de aumentar o alcance de quem criou-as.

A penalidade será aplicada mesmo que o perfil agregador mencione o autor no post e deve afetar páginas de fãs de celebridades e as que repostam fotos inspiradoras encontradas na rede social. Após um mês, as contas punidas poderão ser recomendadas novamente.

Além da mudança, que não impactará contas com acordos de licenciamento ou permissão de compartilhamento concedida pelos criadores originais, a plataforma também terá um novo algoritmo de classificação. Neste caso, a ideia é dar a todos os autores oportunidades iguais de avanço.

Comentários