Operadoras telefônicas compartilham sinal de internet no Rio Grande do Sul

Usuários gaúchos de uma empresa podem acessar, temporariamente, a rede de outras duas, conforme a disponibilidade

Ação tem como objetivo minimizar problemas de conectividade provocados pelas enchentes - Crédito: Banco de Imagens/Canva

As operadoras telefônicas Claro, Tim e Vivo liberaram o roaming e compartilham sinal de internet entre si, com o objetivo de minimizar os problemas de conectividade provocados pelas enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Com isso, os usuários gaúchos de uma empresa poderão acessar, temporariamente, a rede das outras duas, conforme a disponibilidade do sinal. 

Em nota, a Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, informou a prestação do serviço. Além disso, também comunicou que as companhias prestadoras estão acompanhando de perto a situação climática, que afeta o fornecimento de energia elétrica para retomar com segurança o restabelecimento das conexões prejudicadas.

Para tentar restabelecer as comunicações em algumas regiões, o Ministério das Comunicações determinou que a Telecomunicações Brasileiras (Telebras) fornecesse antenas emergenciais de conexão banda larga via satélite ao Comando Militar do Sul e à Defesa Civil estadual. Os 14 terminais satelitais transportáveis (T3SAT) que a estatal entregou na quinta-feira, 2, ajudarão as equipes de resgate a atenderem os moradores que estão ilhados pelas águas.

Confira a nota da Conexis na íntegra:

As prestadoras [dos serviços] acompanham de perto a situação climática, que afeta serviços como o fornecimento de energia elétrica e deixa sem acesso estradas e ruas diversas cidades, para retomar com segurança o trabalho de restabelecimento dos serviços prejudicados. Como forma de minimizar os impactos para a população atingida, as associadas da Conexis Brasil Digital que atuam no Estado habilitaram suas redes de forma que, onde há apenas uma das redes disponíveis, automaticamente, os clientes de qualquer operadora acesse à rede disponível.

Comentários