Para reforçar presença no digital, Grupo RBS passa por reformulação

Aniversário de 60 anos de Zero Hora será marco do movimento que se inicia no sábado

Zero Hora ganha nova marca e mais protagonismo em GZH - Crédito: Ivan Pacheco/Agência RBS/Reprodução

Os veículos GZH, rádio Gaúcha e Zero Hora (ZH) passarão por uma reformulação destinada a melhorar a experiência dos usuários e reforçar a presença digital. Com isso, o conglomerado busca fortalecer a relevância e garantir a perpetuidade de marcas. Inicialmente, as mudanças seriam efetivadas neste sábado, 4 de maio, dia que também marca o aniversário de 60 anos de ZH, quando uma edição comemorativa do impresso seria publicada. No entanto, em respeito às vítimas das fortes chuvas que atingem o Estado e pelo foco da equipe de Jornalismo na cobertura dos eventos climáticos, o lançamento das mudanças foi adiado para 11 de maio.

A partir de 11 de maio, Zero Hora ganhará nova marca e mais protagonismo em GZH, sendo referência para as notícias do dia, análise e opinião. A edição impressa também será qualificada com novas ações e um projeto gráfico pensado para facilitar a leitura e a organização dos assuntos.

Em sintonia com os novos hábitos de leitura, na virada de sexta-feira para sábado, GZH estreia novidades. Pensando em uma melhor experiência para o público, será o canal de acesso aos conteúdos de Jornalismo e Esporte de Zero Hora e Gaúcha. A rádio contará com um player em todas as páginas de transmissão de programação ao vivo, além do link para acesso a uma capa exclusiva. O leitor também poderá se conectar a GZH Passo Fundo, Pioneiro, Destemperados, Donna, além de Esporte.

Conforme o publisher e membro do Conselho da RBS, Nelson Sirotsky, o fortalecimento das marcas Gaúcha e Zero Hora nas plataformas digitais tem o objetivo de continuar a atender consumidores que buscam informação de qualidade, conteúdo sério, Jornalismo profissional e independente. "Por isso, estamos aperfeiçoando o processo de levar essa informação por meio da plataforma digital, transformando GZH na porta de entrada. Ela será o canal no qual os consumidores poderão buscar uma série de conteúdos", explica.

Para Claudio Toigo, CEO do Grupo RBS, este movimento demonstra que a empresa seguirá avançando para levar a excelência do Jornalismo onde o público estiver. "Estamos investindo na evolução de marcas líderes de mercado, apostando na convergência dos meios com as possibilidades do digital", afirma.

Saídas

Em meio às mudanças, a semana também foi marcada por saídas de profissionais do grupo RBS. O jornalista fotográfico Ricardo Chaves, o Kadão, deixou o jornal Zero Hora, onde trabalhava desde 1992, como editor de Fotografia. Além dele, a jornalista Cláudia Tajes, colunista da revista Donna e de GZH, por mais de 15 anos foi desligada da empresa.

Em uma publicação nas redes sociais, Cláudia afirma que, ao longo de 15 anos de atuação no grupo "sobreviveu" a diversos momentos complicados escrevendo tudo o que queria, mas não conseguiu resistir a mais uma mudança de projeto editorial. "A coluna acaba para dar lugar a mais matérias e aos talentos da casa. Ou não era talento, ou não era da casa, ou todas as alternativas estão corretas", disse.

Ainda na publicação, a jornalista informou que teria escrito uma coluna de despedida, porém foi comunicada do fim 15 minutos depois de entregar a que seria a última. "Tentei acrescentar uma educada notinha de despedida, que foi cortada na edição." A equipe de reportagem de Coletiva.net, entrou em contato com o Grupo RBS para saber se as saídas estão ligadas à reformulação. Em comunicado, foi informado que "o jornal Zero Hora está passando por reformulações que incluem ajustes no time de colunistas".

Confira nota do Grupo RBS

Em respeito às comunidades atingidas e a todos os setores da sociedade mobilizados diante das fortes chuvas que mais uma vez deixaram vítimas e causaram estragos em diferentes regiões do Estado, o Grupo RBS decidiu adiar a edição comemorativa dos 60 anos de Zero Hora, completados neste sábado (4). Conforme havia sido anunciado em reportagem publicada na edição de fim de semana de Zero Hora, no dia 27 de abril, o aniversário marcaria a lançamento de novidades no digital e no impresso, impactando também GZH e Gaúcha. Da mesma forma, adiamos um evento para convidados, que seria realizado nesta sexta (3).
Entendemos que a prioridade agora é mobilizar esforços para cumprir com nosso propósito, levando informação e serviço e mobilizando os gaúchos em favor dos municípios afetados. Contamos com a compreensão de nossos leitores, clientes e parceiros neste momento sensível para a população e convidamos todos a celebrar conosco a edição de aniversário de Zero Hora no dia 11 de maio, quando apresentaremos as novidades.

*Esta matéria foi atualizada às 18h38 de 30/04/2024

Comentários