Relatório aponta Brasil como principal país latino na adoção de IA nas corporações

Pesquisa realizada pela Twilio Segmen mostra que 88% das empresas do mundo usam alguma forma da tecnologia para o Marketing

A forma mais comum do uso de IA nas empresas é com a utilização de chatbots - Crédito: Reprodução

O Growth Report de 2023, estudo realizado pela Twilio Segment com 2.450 líderes empresariais, aponta o Brasil como líder na adoção de Inteligência Artificial (IA) na América Latina, com 98% das corporações experimentando a tecnologia em canais de Marketing. Ao redor do mundo, 88% das instituições já estão utilizando alguma forma de IA para a produção e estratégias de publicidade, e 54% esperam investir mais em campanhas realizadas com o auxílio da tecnologia no próximo ano. Nove a cada 10 líderes acreditam que menos tempo e dinheiro serão gastos graças a essa inovação. 

A forma mais comum de uso de IA nas empresas é pela utilização de chatbots, com 38% das entrevistadas afirmando operar a ferramenta. Outra forma que as empresas encontraram para manipular a tecnologia foi usando dados de clientes para personalizar o seu marketing. Atualmente, por exemplo, a Cisco usa a Twilio Segment para coletar dados analíticos de produtos e está construindo um modelo de IA com o intuito de prever a propensão de um usuário comprar um novo produto. 

Além disso, o relatório evidencia que 71% dos entrevistados se mostram insatisfeitos com a qualidade dos dados fornecidos, afirmando que a IA poderia ser mais útil. Quanto à privacidade dos usuários, 28% dos líderes expressaram preocupações sobre a segurança dos dados associada à adoção da IA, enquanto 66% acreditam que os clientes preferem o marketing melhorado pela tecnologia, caso resulte em um serviço melhor. 

Katrina Wong, vice-presidente de Marketing da Twilio, ressalta que a IA já conquistou o mundo e isso ocorreu por conta da vontade das instituições de atrair, envolver e reter mais clientes. "As empresas precisam priorizar a qualidade dos dados tanto ou até mais do que priorizam a IA. Caso contrário, eles estão deixando dinheiro na mesa." O relatório completo pode ser acessado e baixado pelo link

Comentários