Caminho de Porto Alegre acontece do centro até Zona Sul da cidade em 21 de abril

Atividade com inscrições gratuitas conta com um percurso que estimula prática esportiva e conexão cultural com a capital gaúcha

Projeto faz parte do calendário oficial da capital gaúcha, desde maio de 2019 - Crédito: Divulgação/ACASARGS

Porto Alegre recebe no domingo 21 de abril a sexta edição do Caminho de Porto Alegre, atividade que leva os participantes a um percurso do centro da cidade até a Zona Sul, com o objetivo de estimular a prática esportiva e a conexão cultural com a Capital. Com início previsto para às 7h30 e chegada às 12h30. A partida acontece na Catedral Metropolitana (Rua Duque de Caxias, 1047, bairro Centro Histórico) e o fim do trajeto fica no Santuário Santa Rita de Cássia (Rua Jacundá, 345, bairro Guarujá). As inscrições para o projeto já estão abertas e são gratuitas. 

O evento acontece desde maio de 2019, com o objetivo proporcionar à população momentos de espiritualidade, superação e confraternização. O trajeto conta com uma extensão de 22 quilômetros, passando por conhecidos pontos da Capital, como Igreja Nossa Senhora das Dores, Ipanema, Museu Iberê Camargo, Orla do Gasômetro, Orla da Pedra Redonda, Parque Marinha do Brasil,  Santuário de Schoenstatt, Vila Conceição até chegar na Santuário Santa Rita de Cássia.

A presidente da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Rio Grande do Sul (Acasargs), entidade que promove o evento, Adriana Reis, comenta que o projeto é uma oportunidade dos moradores de Porto Alegre e visitantes se conectarem com a história, arquitetura e cultura local. "Além de promover o turismo e incentivar a prática esportiva, o Caminho de Porto Alegre estimula o conhecimento, seguindo o exemplo do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha", destaca. 

Os participantes receberão no dia da corrida um kit contendo uma camiseta, uma garrafa de água e uma barra de cereal, além de uma credencial. O trajeto ainda possuirá pontos estratégicos de hidratação, distribuição de frutas, acompanhamento médico, banheiros e informações. O Caminho de Porto Alegre tem apoio da prefeitura da Capital, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana.

Comentários