MACRS inaugura exposição na Casa de Cultura do Mario Quintana

'Novas Aquisições: Caminhos do Acervo' é o tema da mostra que conta com curadoria formada por mulheres

Inauguração está vinculada aos 32 anos do museu - Crédito: Divulgação/Aline Bispo

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), inaugurou nesta quinta-feira, 4, no sexto andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), a exposição 'Novas Aquisições: Caminhos do Acervo do MACRS', vinculada aos 32 anos do museu. Tendo curadoria de Adriana Boff, Camila Schenkel Monteiro, Daniele Alana, Fernanda Albuquerque, Izis Abreu, Jaqueline Beltrame, Mariane Rotter e Mel Ferrari que marcam o início de uma nova abordagem de gestão, com foco na diversidade e representatividade.

O espaço tem como objetivo destacar os critérios que orientam a formação da coleção de um acervo artístico que reflete sobre os desafios enfrentados para desenvolver sua política de aquisições. A exposição também procura corrigir desigualdades históricas, incluindo obras de artistas racializados e fortalecer a presença de artistas já consolidados. As medidas buscam dar luz ao compromisso do MACRS em promover a diversidade e equidade na valorização da produção artística.

Além disso, o projeto visa estreitar a relação entre o acervo e a programação do museu. A entrada é gratuita e a mostra estará em exibição até 26 de maio, na Galeria Sotero Cosme, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.

Comentários