TJMRS lança ferramenta que simplifica termos jurídicos

Inteligência Artificial busca tornar 'juridiquês' mais acessível para a população

Plataforma é de livre acesso à população - Crédito: Divulgação/TMJ Justiça Militar

O Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul (TJMRS) lançou o  'Explica Aí, Tchê', serviço de Inteligência Artificial, que visa simplificar termos jurídicos, o "juridiquês" à população. A ferramenta está interligada a biblioteca da OpenAi e ao ChatGPT. O acesso é gratuito e público para a sociedade. 

O projeto se adequa aos preceitos do Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, liderado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca tornar as decisões e pautas judiciais mais acessíveis para a população. O projeto também está alinhado ao planejamento estratégico da instituição e nos esforços de ampliação do acesso à justiça e comunicação com a sociedade.

A plataforma foi criada pela equipe de desenvolvimento interno do TJMRS e está disponível na versão um. Em uma próxima etapa, a ferramenta também possibilitará, entre outros avanços, a integração direta com o sistema judicial eletrônico (eproc), jurisprudência, site, redes sociais e possibilitará anexar arquivos em formato de PDF de outros órgãos para análise e tradução.

Comentários