Folha do Mate é um dos vencedores do programa Codesinfo

Iniciativa financia projetos de soluções tecnológicas inovadoras a serem desenvolvidos em 2024

Projeto da Folha do Mate visa ao desenvolvimento de plugin para sites e sistemas de publicação de notícias - Crédito: Banco de Imagens/Canva

A Folha do Mate, de Venâncio Aires, é um dos vencedores do Fundo de Inovação Contra a Desinformação (Codesinfo), do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), que conta com financiamento do Google News Lab, que objetiva combater as fake news e à promoção de um ecossistema sustentável de notícias. A iniciativa financiará projetos de soluções tecnológicas inovadoras a serem desenvolvidos em 2024 por organizações jornalísticas brasileiras listadas no Atlas da Notícia.

O projeto da Folha do Mate visa ao desenvolvimento de um plugin para sites e sistemas de publicação de notícias, que verifica as fontes das informações e identifica os responsáveis pelo conteúdo. Além disso, a ferramenta também permite fácil acesso a um minicurrículo dos autores, capacitações e um selo de verificação de identidade.

Desenvolvido pelo Projor, o programa escolheu outras quatro organizações jornalísticas para receber o investimento de até R$ 100 mil do Fundo de Inovação. O objetivo é impulsionar projetos de soluções tecnológicas inovadoras destinadas a combater a desinformação on-line. Essas iniciativas serão desenvolvidas ao longo de 2024.

Além da Folha do Mate, as empresas selecionadas são: Ambiental Media, de Santa Catarina, Aos Fatos, do Rio de Janeiro, Folha de São Paulo e Núcleo Jornalismo, ambas de São Paulo. Cada uma dessas organizações propôs soluções únicas, incluindo chatbots de verificação, sistemas de monitoramento de anúncios enganosos, criação de vídeos jornalísticos automatizados e plugins para atualização de contextos em reportagens.

Durante a etapa de seleção, foram analisadas 74 propostas pelos júris do programa, levando em consideração critérios como originalidade e exequibilidade técnica. Também foram analisados a adequação orçamentária, grau de inovação e plano de compartilhamento de resultados.

Sérgio Lüdtke, presidente do Projor, ressalta a importância da iniciativa em promover o compartilhamento de resultados com a comunidade jornalística e pesquisadores da Comunicação do País. "Queremos promover um ambiente de maior colaboração e diversidade de modelos de combate à desinformação no Brasil", diz.

Marco Túlio Pires, líder do Google News Lab no Brasil, patrocinador do programa, destaca a relevância do Codesinfo como um passo crucial para fortalecer o ecossistema brasileiro de informações on-line. "O Codesinfo dá mais um passo nessa direção, estimulando a troca de conhecimento e o fortalecimento do ecossistema brasileiro de informações on-line", comenta.

Nos próximos sete meses, as organizações selecionadas elaborarão planos detalhados para o desenvolvimento de suas soluções, recebendo suporte e mentoria do Projor. Os resultados obtidos serão divulgados para possibilitar sua replicação por outras empresas e iniciativas do setor.

Comentários