IFRS cria portfólio como banco de pautas e fontes online e gratuito para jornalistas

Sistema reúne informações sobre cerca de dois mil especialistas de diferentes áreas, entre outras informações

A fim de auxiliar jornalistas e profissionais de imprensa na busca por informações, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) criou um portfólio com pautas e fontes nas mais variadas áreas. O sistema online, recém-lançado, traz competências da instituição organizadas em três dimensões - pessoas, produções e infraestrutura - e pode ser acessado em portfolio.ifrs.edu.br

São informações sobre cerca de dois mil especialistas, nove mil projetos, 200 laboratórios e 130 grupos de pesquisa. Os dados são integrados do Currículo Lattes (CNPq), do Diretório de Grupos de Pesquisa (CNPq), de Projetos de Pesquisa (Sigproj), Sistema de Informação Gerencial (SIG), Laboratórios e equipamentos, Habitats de Inovação e Propriedade Intelectual (Inpi).

Como o acesso é público, o material pode ser consultado por qualquer pessoa, empresa e instituição interessada em saber mais sobre o IFRS. Para o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto, Rodrigo Noll, a plataforma ajudará a dar transparência sobre as ações desenvolvidas na instituição e permitirá que a comunidade entre em contato diretamente com servidores para potencial colaboração e parceria. 

Estão disponíveis no portfólio os currículos de 2.297 servidores, entre docentes e técnicos administrativos em educação, bem como os principais temas trabalhados pelos servidores; 9.048 projetos institucionais de pesquisa, ensino e extensão; 2.004 produções técnicas; 1.996 produções bibliográfica; 1.964 produções artísticas e culturais. Ainda, o material conta com informações sobre a infraestrutura do IFRS, com 200 laboratórios, nove habitats de inovação e 130 grupos de pesquisa registrados no CNPq. 

Mais informações ou para agendar entrevistas é preciso entrar em contato com a Comunicação do IFRS, pelo telefone (54) 3449.3351 ou pelo e-mail [email protected].

Comentários